Fechar
GP1

Piauí

Fiéis lotam a Catedral na abertura dos festejos da Padroeira de Picos (PI)

Missa solene de abertura dos festejos foi celebrada pelo padre Francisco Bezerra e concelebrada pelos padres Gregório Leal Lustosa, Sérgio Leal de Moura e Toinho.

Com as dependências da Igreja Catedral completamente tomada por fiéis, foi celebrada às 19 horas de ontem, 6 de agosto, a novena missa de abertura do 160º Festejo de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira da cidade e da Diocese de Picos. A programação segue até o dia 15 deste mês, sob a coordenação do Pároco Gregório Leal Lustosa.

A novena missa de abertura dos festejos foi celebrada pelo padre Francisco Bezerra Neto, que durante 22 anos foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e atualmente se encontra na Itália, e concelebrada pelo atual pároco, padre Gregório Leal Lustosa e pelos colegas Sérgio Leal de Moura e Toinho. Antes, ao meio dia, aconteceu o Ofício da Imaculada Conceição.

Os responsáveis pela animação da celebração foram os casais paroquianos e as comunidades de Aroeiras do Matadouro, Emaús, Canto da Várzea, São Judas Tadeu e Belo Norte. Já a quermesse, que teve animação de Edson Sanfoneiro e Banda, foi organizada pelos grupos Mãe Rainha, Vicentinos, Pão dos Pobres e Missionários Madre Cândida.
Imagem: José Maria BarrosPadres Gregório, Toinho, Bezerra e Sérgio comandaram a celebração eucarísitica(Imagem:José Maria Barros)Padres Gregório, Toinho, Bezerra e Sérgio comandaram a celebração eucarísitica
Ao final da celebração, o padre Francisco Bezerra Neto, que na manhã deste sábado, 7 de agosto, viajou de volta para a Itália, agradeceu a acolhida do povo picoense e ao padre Gregório Leal Lustosa que o convidou para a novena missa de abertura dos festejos de Nossa Senhora dos Remédios.

A novena missa deste sábado, 7 de agosto, terá como pregador o Padre José Walmir de Lima e os responsáveis pelo noitário Pastoral do Dízimo, dizimistas e Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro Junco. Como responsáveis pela quermesse a Pastoral da Juventude, Pastoral Vocacional e Renovação Carismátrica.

Tema


A Festa da Padroeira de Picos este ano tem como tema: Maria missionária soube ouvir e viver a Palavra”, e como lema: “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lc.11,28). E de acordo com a programação, as atividades acontecem no período de 6 a 15 de agosto, com o Ofício da Imaculada Conceição ao meio dia e às 19 horas, Novena Missa na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, seguido de quermesse no espaço ao lado.

A expectativas dos organizadores da festa é de que a presença de fiéis supere os anos anteriores e todos as noites a Igreja Matriz fique lotada, acontecendo o mesmo no Ofício da Imaculada Conceição e nas demais atividades religiosas, como a procissão. Essa previsão já foi confirmada nas celebrações de ontem, quando uma multidão esteve presente.

Durante os nove dias de festa, diversos sacerdotes e bispos presidirão as celebrações eucarísticas, dentre os quais estão confirmados os padres Francisco Bezerra Neto, que celebrou na abertura e José Walmir de Lima, que celebra neste sábado. Além deles, dom Juarez Sousa, bispo de Oeiras; padres Sérgio Leal de Moura, Manoel Feitosa, do Crato-CE e Francisco Pereira Borges (Chiquinho), dom Plínio José Luz da Silva, bispo de Picos; Sebastião Francisco dos Santos, Adalto Vieira dos Santos Filho e Domingos Barbosa, de Teresina.

No dia 14 de agosto, logo após a novena missa, acontecerá o tradicional leilão e no dia 15 de agosto, às 07 horas solenidade da Assunção de Maria, seguida da Festa de Nossa Senhora dos Remédios na praça Justino Luz, com a presença de uma multidão. E para encerrar, à tarde, grande procissão com a imagem da Padroeira logo após a Missa da Dedicação na Igreja Catedral.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.