Fechar
GP1

Piauí

Eleição direta para diretor de escola mobiliza candidatos em Picos

Eleição acontece nesta quinta-feira, 1º de dezembro, e mobiliza vários candidatos da Regional de Picos

Vários candidatos estão participando em Picos da eleição para diretor de escola, processo conduzido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Gestão e Inspeção. A votação começou às 07h e se encerra às 22h. Em seguida ocorre a apuração dos votos e declaração dos eleitos.

Para concorrer ao cargo de diretor, o candidato deve ser professor há mais de dois anos, exercer a profissão há um ano na escola na qual concorre ao cargo e terá que comprovar, ainda, disponibilidade para o exercício legal da função. Caso haja segundo turno, o processo eleitoral acontecerá dia 4 de dezembro.
Imagem: José Maria Barros/GP1Aluno assina ficha de votação.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Aluno assina ficha de votação.

Apesar de um dos critérios da Seduc estabelecer que a escola deve ter, no mínimo, 200 alunos matriculados, está ocorrendo eleição em todos os municípios pertencentes a 9ª Gerência Regional da Educação, com sede em Picos.

Segundo Edivânia Silva, integrante da comissão eleitoral, as eleições transcorrem tranquilamente, sem o registro de nenhuma ocorrência. Estão aptos a votar os alunos, funcionários e pais de alunos previamente cadastrados.
Imagem: José Maria Barros/GP1Em cada escola existe uma comissão eleitoral.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Em cada escola existe uma comissão eleitoral.

Edivânia explica que na votação desta quinta-feira estão sendo eleitos apenas os diretores de cada escola que tenha 200 ou mais alunos, tendo em vista que o diretor adjunto será escolhido previamente pelo candidato vencedor das eleições de hoje. O mandato é de dois anos e a posse ocorrerá no início de janeiro de 2012.

No ato da posse – lembra Edivânia – todos os diretores assinarão um contrato de gestão constando algumas obrigações, como fazer a prestação de contas em tempo hábil, reunir o conselho e gerir a escola da melhor maneira possível.
Imagem: José Maria Barros/GP1Aluno durante votação na Escola Normal, em Picos.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Aluno durante votação na Escola Normal, em Picos.

“Esperamos que todos os eleitos tenham essa consciência de que precisam cumprir com suas obrigações, especialmente que prestem contas dentro do prazo, pois, em gestões anteriores enfrentamos muitos problemas em relação a isso”, advertiu Edivânia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.