Fechar
GP1

Piauí

Gil Paraibano é denunciado por usar maquinário da prefeitura para fazer estrada em outro município

Denúncia for feita pelo vereador Hugo Victor Saunders Martins (PMDB) e deverá ser apurada pelo Ministério Público

O vereador Hugo Victor Saunders Martins (PMDB) subiu a Tribuna da Câmara Municipal de Picos na sessão da última sexta-feira, 11 de fevereiro, para denunciar o prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), de improbidade administrativa por usar o maquinário da prefeitura para consertar uma estrada em outro município. Para o parlamentar, isso se configura desvio de finalidade passível até de cassação de mandato do gestor.
Imagem: JOSÉ MARIA BARROS PARA O GP1Máquinas da prefeitura de Picos foram usadas indevidamente(Imagem:JOSÉ MARIA BARROS PARA O GP1)Máquinas da prefeitura de Picos foram usadas indevidamente
A rodovia em questão é a PI 143, que liga Oeiras a Simplício Mendes, passando por Colônia do Piauí, e que se encontra totalmente esburacada. Segundo o vereador Hugo Victor, como possui fazendas na região, o prefeito Gil Paraibano utilizou todo o maquinário da prefeitura de Picos para fazer uma operação “tapa-buraco”, preenchendo com piçarra uma parte dos buracos existentes na pista.
Imagem: JOSÉ MARIA BARROS PARA O GP1Ao lado do colega de Simplício Mendes, prefeito de Picos vistoria a obra(Imagem:JOSÉ MARIA BARROS PARA O GP1)Ao lado do colega de Simplício Mendes, prefeito de Picos vistoria a obra
Acompanhado dos suplentes de vereador Filomeno Portela Richard Neto e Simão Carvalho Filho, ambos do PMDB, o vereador Hugo Victor se deslocou até a região de Oeiras e presenciou in loco a operação “tapa buraco” na PI 143, que na oportunidade era comandada pelo próprio prefeito de Picos Gil Paraibano.
Imagem: JOSÉ MARIA BARROS PARA O GP1Imagem não deixa dúvidas de que a caçamba pertence a prefeitura de Picos(Imagem:JOSÉ MARIA BARROS PARA O GP1)Imagem não deixa dúvidas de que a caçamba pertence a prefeitura de Picos
“Nós estivemos lá no dia 4 de fevereiro e o promotor de justiça de Oeiras Paulo Rubens registrou tudo em vídeo, fez várias fotografias e agora, de posse desse material, vamos ingressar com uma ação no Ministério Público cobrando providências para este ato do prefeito, que consideramos imoral e ilegal”, garantiu Hugo Victor, acrescentando ainda que também pedirá providências na Câmara Municipal de Picos.
Imagem: JOSÉ MARIA BARROS PARA O GP1Maquinário da prefeitura de Picos foi deslocado para fazer obra em outro município(Imagem:JOSÉ MARIA BARROS PARA O GP1)Maquinário da prefeitura de Picos foi deslocado para fazer obra em outro município
“Quero que os vereadores entendam que houve desvio de finalidade, ato de improbidade administrativa cometido pelo prefeito Gil Paraibano, portanto, é necessário que haja a devida apuração e o gestor seja punido de acordo com a lei”, conclamou Hugo Victor, lembrando que a cidade de Picos está acabada, cheia de buracos e ao invés de promover os reparos o gestor faz é pegar o maquinário da prefeitura e levar para outro município.

O parlamentar informou que nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, ingressará formalmente com uma ação contra o prefeito Gil Paraibano na 1ª Promotoria de Picos, cujo titular é o promotor público Marcelo de Jesus Monteiro Araújo. Para isso juntou o maior número possível de provas, inclusive uma série de fotografias comprovando a presença das máquinas da prefeitura de Picos sendo operadas na estrada que liga Oeiras a Simplício Mendes.

Segundo o vereador Hugo Victor, as máquinas da prefeitura de Picos ficaram mais de uma semana trabalhando na recuperação da PI 143, pois foram deslocadas para lá no dia 27 de janeiro e somente retornaram ao município modelo no dia 10 de fevereiro. “Está claro que houve desvio de finalidade, o prefeito cometeu um ato de improbidade administrativa e nós estamos ingressando formalmente na justiça pedindo o seu afastamento do cargo”, anunciou.

Durante a inspeção que fez ao lado do promotor Paulo Rubens, o vereador Hugo Victor disse que pôde constatar o maquinário da prefeitura de Picos em plena operação fazendo o conserto da PI 143, que liga os municípios de Oeiras, Colônia do Piauí e Simplício Mendes. “Estavam as caçambas, enxedeira, tratores e o próprio prefeito Gil Paraibano, que chegou a pousar para fotografias como se nada de errado estivesse fazendo”, frisou.

Outro lado

Na sessão da Câmara Municipal de Picos na última sexta-feira, 11 de fevereiro, o vereador Diógenes Nunes Medeiros (PPS), que é sobrinho do prefeito Gil Paraibano, confirmou que realmente o maquinário da prefeitura foi deslocado para a PI 143 para fazer uma operação “tapa buraco”, argumentando, porém, que o gestor agiu assim pensando em salvar vidas, pois, devido à precariedade da estrada estava acontecendo muitos acidentes.

O parlamentar governista disse ainda que as máquinas eram mesmo da prefeitura de Picos, mas que o combustível tinha sido custeado pela prefeitura de Colônia do Piauí, uma das beneficiadas com a obra. “Repito, não houve maldade do prefeito, ele queria apenas salvar vidas”, reafirmou Diógenes Medeiros.

Na oportunidade, o vereador Hugo Victor contestou a justificativa do colega e garantiu que a intenção do prefeito Gil Paraibano foi outra. Segundo o parlamentar, o gestor possui uma fazenda na localidade Cajueiro, zona rural de Colônia do Piauí, por isso tem interesse em consertar a estrada, que segundo os moradores devido às chuvas e o tráfego intenso de veículos, já está novamente cheia de buracos.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.