Fechar
GP1

Piauí

Procissão de Passos reúne uma multidão de fiéis na cidade de Picos

Fiéis percorreram as principais ruas da cidade até o grande encontro na Praça Justino Luz.

Uma multidão de fiéis oriundos das várias partes da cidade e de comunidades do interior, participou com fé e devoção no final da tarde e início da noite de ontem, 15 de abril, em Picos, da tradicional Procissão dos Passos, que antecede as atividades alusivas a Semana Santa, que começa neste domingo com a Missa de Ramos.
Imagem: José Maria BarrosDevotos fazem suas preces diante da imagem de Cristo(Imagem:José Maria Barros)Devotos fazem suas preces diante da imagem de Cristo
Segundo a tradição católica, a procissão dos passos representa o encontro de Jesus com sua mãe, Maria, na via sacra, caminho que o Cristo percorreu até a sua crucificação. O evento é realizado em Picos há vários anos e simboliza a vida, a família e a dor das mães.

Organizada pela Catedral a procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores teve início às 16h30 saindo da Igreja de São Sebastião no bairro Aerolândia, seguindo pelas principais ruas da cidade até o grande encontro na praça Justino Luz com as procissões que saíram dos bairros Junco e São José com a imagem de Jesus Cristo e com a Cruz.
Imagem: José Maria BarrosEncontro das imagens na praça Justino Luz(Imagem:José Maria Barros)Encontro das imagens na praça Justino Luz
Logo depois, com a praça Justino Luz completamente tomada de fíéis, aconteceu à celebração eucarística, presidida pelo padre Flávio Santiago de Sousa, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro Junco; e concelebrada pelos padre Gregório Leal Lustosa, pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios; padre José Walmir de Lima, Pároco da Paróquia de São José Operário, padre João Pereira e padre Sérgio.
Imagem: José Maria BarrosPadres comandam celebração eucarística(Imagem:José Maria Barros)Padres comandam celebração eucarística
No sermão, o padre Flávio que representou o bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva, lembrou que Jesus Cristo teve muitos encontros ao longo de sua vida, encontros que marcaram sua passagem pela terra e que ajudam todos nós a refletir neste momento.
Imagem: José Maria BarrosPadre Flávio Santiago representou o bispo dom Plínio(Imagem:José Maria Barros)Padre Flávio Santiago representou o bispo dom Plínio
“O nosso mestre foi aquele que veio para trazer a vida e se nós também nos encontramos com ele na eucaristia, vivendo o nosso batismo, temos que nos comprometer com a construção de uma comunidade justa e solidária, começando na nossa cidade”, alertou padre Flávio Santiago.

O pároco também condenou o aborto, ressaltando que no primeiro encontro de Jesus com sua mãe e de Maria com Jesus fez vê-la para nós o grande projeto de Deus, que é a defesa da vida, desde a sua concepção até os últimos dias. “Já neste encontro nós vemos Jesus nos ensinar que a vida deve ser querida, deve ser amada, deve ser bem vivida”, explicou.
Imagem: José Maria BarrosFiéis demonstram muita devoção durante a celebração(Imagem:José Maria Barros)Fiéis demonstram muita devoção durante a celebração
O padre Gregório Leal Lustosa destacou a sua satisfação pela presença do grande número de fiéis na Procissão de Passos e na celebração eucarística e aproveitou para convidar a todos para participarem da programação alusiva a Semana Santa em Picos, que será aberta oficialmente na manhã do próximo domingo, 17, com a Missa dos Ramos e segue até 24 de abril, quando se celebra o Domingo da Ressurreição com uma grande procissão pelas principais ruas e avenidas da cidade com a imagem do Senhor Ressuscitado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.