Fechar
GP1

Piauí

Domingo de Ramos abre a programação da Semana Santa na cidade de Picos

A Missa de Ramos em Picos foi celebrada pelo bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva e reuniu centenas de devotos na Igreja Catedral.

Com a tradicional Missa de Ramos celebrada às 09 horas da manhã de ontem, 17 de abril, na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, a Diocese de Picos abriu solenemente a programação alusiva a Semana Santa, que durante oito dias relembra em todos os cristãos o mistério da encarnação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Imagem: José Maria Barros/GP1Dom Plínico celebrou a missa ao lado do padre Gregório(Imagem:José Maria Barros/GP1)Dom Plínico celebrou a missa ao lado do padre Gregório
As centenas de fiéis que participaram da Missa de Ramos em Picos, que foi celebrada pelo bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva, reuniram-se, primeiramente, na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, onde às 08h20 aconteceu a Benção dos Ramos e em seguida a procissão até a Igreja Catedral.
Imagem: José Maria Barros/GP1Fiéis mantém tradição e lotam Catedral na Missa de Ramos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Fiéis mantém tradição e lotam Catedral na Missa de Ramos
Durante a celebração, várias foram as manifestações de fé e devoção do povo que lotava a Igreja Matriz. Cada uma das pessoas presentes portava um ramo e acenava constantemente lembrando o gesto do povo de Jerusalém quando da entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade santa. Foi também o dia dedicado a Coleta da Solidariedade em prol da Campanha da Fraternidade 2011.
Imagem: José Maria Barros/GP1Picoenses repetem gesto do povo de Jerusalém(Imagem:José Maria Barros/GP1)Picoenses repetem gesto do povo de Jerusalém
Ao final da celebração, o padre Gregório Leal Lustosa, pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, convidou os fiéis a participarem dos demais atos litúrgicos da Semana Santa nas três paróquias de Picos, especialmente na Catedral, onde se concentram o maior número de pessoas, mais precisamente na procissão do Senhor Morto, que é realizada na Sexta-Feira Santa.

Significado

Segundo dom Plínio José, o Domingo de Ramos recorda a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. “Uma caminhada que demorou muito e nesse tempo em que ele passava pelas aldeias manifestando o seu grande amor pela humanidade, curando as pessoas, falando, conversando e visitando. E, lá em Jerusalém, depois de toda essa caminhada e sendo reconhecido pelo povo, foi recebido com grande festa. Mostra que a entrada de Jesus no meio do povo leva exatamente o reconhecimento da sua bondade e do seu amor”, ressalta.
Imagem: José Maria Barros/GP1Fiéis participam da celebração do Domingo de Ramos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Fiéis participam da celebração do Domingo de Ramos
Dom Plínio lembra, no entanto, que logo em seguida veio a traição daquele mesmo povo que não se mantém firme e pede a condenação de Jesus. “Então, o Domingo de Ramos é o dia que antecede a crucificação e morte de Jesus. Uma semana antes ele entra e é recebido com alegria e, ao mesmo tempo, depois de oito dias o povo aclama pedindo a sua crucificação e morte. Portanto, recorda o fim da caminhada terrena de Jesus Cristo, mas de cabeça erguida, cheio de humildade e de mansidão ele enfrenta o sofrimento para exatamente manifestar a sua vitória”, explica.
Imagem: José Maria Barros/GP1Coleta da Solidariedade em prol da CF-2011(Imagem:José Maria Barros/GP1)Coleta da Solidariedade em prol da CF-2011
O bispo diocesano de Picos ressalta ainda que os dias fortes que a comunidade cristã costuma chamar durante a Semana Santa são aqueles inseridos no Tríduo Pascal, quinta, sexta e sábado. “Comemora-se a última ceia, a morte de Jesus e depois vem o sábado santo com a Vigília da Ressurreição. Aqui em Picos começa na quinta-feira, às 5 horas da tarde com a Missa da Ceia do Senhor e vai até a Vigília e Celebração da Páscoa”, anunciou.
Imagem: José Maria Barros/GP1Devotos lotam Catedral na Missa de Ramos em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Devotos lotam Catedral na Missa de Ramos em Picos

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.