Fechar
GP1

Piauí

I Fórum de Urgência e Emergência de Picos reúne acadêmicos de enfermagem e profissionais da saúde

Vários temas de relevância estão sendo discutidos no fórum, que acontece de 13 a 16 de junho no auditório da Associação Comercial de Picos.

Dezenas de estudantes de enfermagem e profissionais da área da saúde participam do I Fórum de Urgência e Emergência, que está sendo realizado no auditório da Associação Comercial de Picos no período de 13 a 16 de junho.

Imagem: José Maria Barros/GP1Estudantes de Enfermagem marcam presença no fórum(Imagem:José Maria Barros/GP1)Estudantes de Enfermagem marcam presença no fórum

O fórum é promovido pelos acadêmicos do VIII Bloco de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus de Picos, e aborda como tema central: “Saberes e Perspectivas da Assistência em Enfermagem em Urgência e Emergência”.

Segundo a acadêmica Andressa Moura Damacena, coordenadora do evento, o objetivo principal do fórum é promover discussões e reflexões a cerca do assunto e dessa forma, melhorar a assistência prestada no que concerne às urgências e emergências.

Imagem: José Maria Barros/GP1Conferencista fala sobre política nacional de atenção integral às urgências(Imagem:José Maria Barros/GP1)Conferencista fala sobre política nacional de atenção integral às urgências

“Com esse evento certamente os estudantes e os profissionais de saúde, especialmente de enfermagem, irão se atualizar, adquirir novos conhecimentos a cerca das mudanças que estão acontecendo e, consequentemete, melhorar a qualidade da assistência para a comunidade, que será a maior beneficiada”, resssaltou Andressa Damacena.

Programação


A programação foi aberta na noite da última segunda-feira, 13 de junho, e logo em seguida aconteceu a conferência com o médico Pascoal Gomes da Cosa Neto, que abordou o tema: “Política Nacional de Atenção Integral às Urgências”.

Imagem: José Maria Barros/GP1Estudantes e profissionais da saúde participam do fórum(Imagem:José Maria Barros/GP1)Estudantes e profissionais da saúde participam do fórum

“A conferência foi bastante proveitosa e dentre outros assuntos, o medico Pascoal Gomes questionou sobre o que foi que mudou com o Samu, o que foi que mudou com essa política, já que antes não tínhamos nenhuma política para urgência e emergência?, frisou Andressa Damacena, acrescentando que a partir disso acredita que o atendimento melhorou.

As atividades prosseguem nesta terça-feira, 14 de junho, a partir das 18h30 com uma conferência com o enfermeiro Alekssandro Galvão, de Teresina que falará sobre o Atual Protocolo de RCP – Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida e também sobre os Desafios Atuais Enfrentados pela Enfermagem em Urgência e Emergência.

Imagem: José Maria Barros/GP1Fórum de Enfermagem debate temas relevantes(Imagem:José Maria Barros/GP1)Fórum de Enfermagem debate temas relevantes

Na quarta-feira, 15 de junho, a partir das 18h30, conferência com Laís Formiga que falará sobre Perfil Epidemiológico do Atendimento Pré-hospitalar no Município de Picos e em seguida uma mesa redonda enfocando o tema: Assistência de Enfermagem nas Urgências Pueperais e outra conferência sobre Monitorização da Sala de Emergência – Pacientes e Equipamentos.
Na quinta-feira, 16 de junho, último dia do evento, Andressa Damacena destaca os temas que estarão em debate, começando por uma mesa redonda às 18h30 sobre Infarto Agudo do Miocárdio e Edema Agudo de Pulmão, com o médico cardiologista Raimundo Reis. Outra mesa redonda sobre Traumatismo Crânio-Encefálico, que tem um índice altíssimo em nosso município devido aos acidentes automobilísticos. Para finalizar a programação haverá uma simulação de atendimento pré-hospitalar, que será feita pelos profissionais do Samu de Picos.

Imagem: José Maria Barros/GP1Fórum lota auditório da Associação Comercial de Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Fórum lota auditório da Associação Comercial de Picos

“A partir da realização desse fórum acreditamos que estamos contribuindo para o intercâmbio de informações e experiências entre os alunos de enfermagem e profissionais de saúde na grande região de Picos. Desta forma, temos a convicção de que as discussões e interações incentivarão estudantes e o universo profissional futuro a compreenderem melhor as mudanças na assistência às urgências e emergências”, destacou a coordenadora do evento Andressa Damacena.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.