Fechar
GP1

Piauí

TRE lança projeto de recadastramento biométrico em Picos

Reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira, 22 de setembro, no auditório do Fórum Eleitoral de Picos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) reuniu na manhã desta quinta-feira, 22 de setembro, presidentes de partidos, lideranças políticas e representantes da sociedade civil organizada para o lançamento do Projeto Biometria 2011, que fará o recadastramento biométrico dos eleitores de Picos e de Francisco Santos, nesta região, além de Floriano.

Imagem: José Maria Barros/GP1Presidente do TRE-PI comandou a reunião(Imagem:José Maria Barros/GP1)Presidente do TRE-PI comandou a reunião

A reunião aconteceu no auditório do Fórum Eleitoral de Picos a partir das 10 horas da manhã, coordenada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho. Presentes os juízes Adelmar de Sousa Martins, da 10ª zona eleitoral e Fabrício Paulo Cysne de Novaes, respondendo pela zona eleitoral de Francisco Santos; diretora geral do TRE-PI, Silvani Maia Resende e o secretário de informática Anderson Lima.

Imagem: José Maria Barros/GP1Reunião foi bem participativa(Imagem:José Maria Barros/GP1)Reunião foi bem participativa

Também prestigiaram o encontro o prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB); deputada Belê Medeiros (PSB), prefeito em exercício de Francisco Santos, Luís José de Barros, vereadores, lideranças políticas, pré-candidatos a prefeito, advogados e servidores da justiça eleitoral.

Imagem: José Maria Barros/GP1Encontro reuniu políticos e servidores da justiça(Imagem:José Maria Barros/GP1)Encontro reuniu políticos e servidores da justiça

O recadastramento biométrico no município de Picos será realizado no período de 14 de outubro a 12 de novembro. Serão, portanto, 30 dias, para a coleta de dados dos 46.5245 eleitores. Já em Francisco Santos, que atualmente possui 7.118 eleitores, o trabalho ocorrerá entre os dias 23 de outubro e 21 de novembro. Em Floriano, que tem 39.6888 eleitores, será no período 28 de outubro a 28 novembro.

Imagem: José Maria Barros/GP1Técnico mostra como funciona o novo sistema(Imagem:José Maria Barros/GP1)Técnico mostra como funciona o novo sistema

Para fazer o recadastramento o eleitor deverá apresentar título eleitoral, documento com foto e comprovante de endereço. No entanto, devido à falta de estrutura do Cartório Eleitoral de Picos, existe uma preocupação muito junto à comunidade com o tempo disponibilizado para toda a coleta de dados, de apenas 30 dias. O eleitor que não comparecer terá o título cancelado.

Imagem: José Maria Barros/GP1Secretário de informática apresenta detalhes do projeto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Secretário de informática apresenta detalhes do projeto

Durante a reunião o presidente do TRE destacou as vantagens do projeto lançado em Picos, dentre os quais tornar o processo eleitoral mais ágil e dificultar a prática de fraudes, fazendo com que o resultado das urnas seja o mais transparente possível.

Imagem: José Maria Barros/GP1Mesa de autoridades(Imagem:José Maria Barros/GP1)Mesa de autoridades

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.