Fechar
GP1

Piauí

Festival da Uva celebra sucesso da fruticultura piauiense

Durante três dias, São João do Piauí se transforma na Capital da Uva.

Imagem: Francisco LealClique para ampliarProdução de uvas em São João do Piauí(Imagem:Francisco Leal)Produção de uvas em São João do Piauí
O 3º Festival da Uva de São João do Piauí, aberto na sexta-feira (13) pelo governador Wilson Martins se encerra neste domingo (13), na praça Honório Santos, - a maior praça pública do estado - que também sediou as edições anteriores do evento.

O festival foi criado pelo Governo do Estado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) como o objetivo de divulgar o projeto de fruticultura irrigada, com destaque para a uva, que está sendo implantado no assentamento Marrecas, na zona rural de São João do Piauí.

O assentamento também produz em escala comercial frutas como banana, melão, goiaba, mamão, entre outras, que abastecem municípios da região e lojas de supermercados de Teresina. “Nossa produção é variada, mas a uva é quem garante a visibilidade do assentamento Marrecas”, diz a produtora Maria de Lourdes Pereira de Sousa, a Lurdinha da Marrecas.

A experiência como cultivo de uva no assentamento começou com a criação de um parreiral de quatro hectares, cuja primeira colheita aconteceu em 2007. Hoje sete hectares cultivam a fruta nas variedades Itália melhorada e Benetac Brasil, doces e saborosas, com mercado garantido no próprio Piauí.

O grande salto da fruticultura irrigada em São João do Piauí, no entanto, ainda vai acontecer. O Governo do Estado e a Codevasf, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vão bancar a implantação de mais mil hectares de área irrigada, a maior parte dela para a produção de uva. “Como já sabemos que o cultivo da uva é viável no sertão do Piauí, vamos montar uma estruturação para produzir em escala comercial e industrial”, avalia o governador Wilson Martins.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.