Fechar
GP1

Piauí

Ibama e SESC realizam projeto de Educação Ambiental no litoral do Piauí

O SESC é o maior parceiro do Ibama nesta ação de caráter socioambiental,que objetiva despertar comunidades e turistas para questão do lixo e transformar as praias piauienses numa r

Numa solenidade realizada na quarta-feira (15), com a presença do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturas Renováveis (Ibama), Carlos Maximo, do presidente do Sistema FECOMERCIO SESC/SENAC no Piauí, Valdeci Cavalcante, e de diretores das duas instituições foi lançado o projeto Educação Ambiental em Luís Correia, região litorânea do Piauí. As praias Maramar e Macapá vão receber as primeiras ações do projeto.

O SESC é o maior parceiro do Ibama nesta ação de caráter socioambiental, que objetiva despertar comunidades e turistas para questão do lixo e transformar as praias piauienses numa referência em limpeza para o Nordeste e para o Brasil. A entidade vai colaborar com o projeto do Ibama, através de ações do projeto ECOS – um projeto de sustentabilidade realizada pela entidade.

As atividades começam nesta quinta-feira (16), com a visita do superintendente do Ibama a Secretaria do Meio Ambiente de Luís Correia e ao Complexo Turístico SESC Praia. Serão afixados painéis educativos nas praias de Maramar e Macapá para orientar os turistas sobre a questão ambiental.

“Ambiente limpo não o que mais se limpa e sim o que menos suja”, “Quem ama preserva. Preservar o meio ambiente é preservar a vida”, “Natureza em pleno equilíbrio” e “Bem vindo a Maramar/Macapá aqui preserve o meio ambiente”. Esses serão os apelos usados na campanha de preservação das praias do Piauí.

Para realizar as atividades, o Ibama contará com a colaboração da Companhia de Policia Ambiental, funcionários do Escritório Regional do Instituto em Parnaíba, bem como os comandos da Capitania dos Portos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal de Parnaíba e Luís Correia. O Ibama contará, ainda, com a participação de secretários municipais de Meio Ambiente, promotores de justiça e juízes dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia.

“Vamos realizar ações continuadas de educação ambiental e respeito ao ser humano”, enfatiza Carlos Máximo, ao dizer que inicialmente serão desempenhadas ações educativas e, que posteriormente, o Instituto vai punir os responsáveis pelas agressões ao meio ambiente. A ideia é retirar os animais e os veículos das praias, criarem um zoneamento ambiental, com espaços específicos para determinados públicos.

Ao falar do projeto, Valesse Cavalcante disse que o homem precisa ser tocado da necessidade de melhorar o meio ambiente. “Eu tenho certeza de que os piauienses vão se nivelarem por cima e seguirem essa filosofia mundial que é a necessidade de conviver em harmonia com o meio ambiente”, enfatiza Cavalcante.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.