Fechar
GP1

Piauí

Câmara Municipal de Picos aprova nota de repúdio contra o prefeito Gil Paraibano

Requerimento foi aprovado com quatro votos a favor e três abstenções.

Com as galerias completamente lotadas de representantes de entidades de classes e populares, a Câmara Municipal de Picos aprovou em sessão realizada na tarde de ontem, 10 de maio, uma nota de repúdio contra o prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), acusado de sexta-feira passada, 4, ameaçar de morte o vereador Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), líder da oposição.

Imagem: José Maria Barros/GP1Populares lotam galerias da Câmara(Imagem:José Maria Barros/GP1)Populares lotam galerias da Câmara
No momento da votação, o vereador Francisco de Assis Pio da Silva (Titico), do PP, tentou uma manobra pedindo que o requerimento fosse retirado de pauta e apreciado somente após a conclusão do inquérito aberto pela Polícia Civil. A proposta foi colocada em plenário pelo presidente da casa, Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB) e rejeitada pela maioria.

Posto em votação, o requerimento propondo a nota de repúdio contra o prefeito Gil recebeu o voto favorável dos vereadores Hugo Victor, Manoel Vieira de Barros Lima e Francisco Gonçalves Filho, Chico de Chicá; os três do PMDB, e Edilson Alves de Carvalho (PTB).

Se abstiveram de votar e foram vaiados pelo público que lotava as galerias da Câmara os vereadores Francisco de Assis Pio da Silva (Titico) e Antonio Afonso Santos Guimarães, ambos do PP, e que ano passado deixaram a oposição e se aliaram ao prefeito Gil, além de José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PSB). José Luís de Carvalho (PSB) e Diógens Nunes Medeiros (PPS) não compareceram à sessão.
Imagem: José Maria Barros/GP1Oposição vota a favor da moção de repúdio(Imagem:José Maria Barros/GP1)Oposição vota a favor da moção de repúdio


Moção de repúdio


Proposta pelos vereadores Hugo Victor, Manoel Vieira e Chico de Chicá, a moção de repúdio contra o prefeito Gil Paraibano também foi assinada por representantes da sociedade civil organizada, órgãos e instituições do município como a Academia de Letras da Região e Picos (Alerp), Famcc, advogados livres, maçons, Movimento Muda Picos, Grupo Cultural Adimó, Coocavepi, Sindserm, UPE e presidentes de partidos políticos como PMDB, PC do B, PT, PTB, PSDB, PSL, PTC, PDT e DEM

Em um dos trechos a nota diz: “Viemos a público manifestar nosso repúdio a este ato alucinado do prefeito municipal de Picos, tendo a certeza de que esta ação é insana e causa indignação e vergonha ao meio social de nossa cidade. E esse acontecimento não poderá, em absoluto, permanecer ignorado. Por isso, solicitamos, de imediato, a abertura de processo de impeachment contra o gestor, com base no art. 106 da Lei Orgânica”.

Imagem: José Maria Barros/GP1Maniifestantes pedem impeahcment do prefeito(Imagem:José Maria Barros/GP1)Manifestantes pedem impeahcment do prefeito

Omissão

Em seu discurso, o vereador Hugo Victor mostrou-se indignado e repudiou a atitude da Câmara Municipal de Picos, através do seu presidente Iata Anderson, por se manter calada e omissa diante de ameaça velada contra um dos seus membros. “Hoje me sinto envergonhado de fazer parte desse parlamento”, resumiu.

Imagem: ReproduçãoNota de repúdio(Imagem:Reprodução)Nota de repúdio
Imagem: ReproduçãoNota da proposta da bancada de oposição(Imagem:Reprodução)Nota da proposta da bancada de oposição


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.