Fechar
GP1

Piauí

Picoenses lotam cartórios eleitorais no último dia para regularização do título

Centenas de pessoas enfrentaram longas filas em Picos no último prazo estabelecido pela justiça para regularização do título

Apesar do plantão do final de semana, centenas de picoenses lotaram os cartórios da 10ª e da 62ª zonas eleitorais na quarta-feira, 9 de maio, último prazo para transferir, revisar ou tirar o título de eleitor a tempo de participar das eleições municipais de outubro.

Por determinação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Haroldo Rehem, os cartórios eleitorais do Piauí funcionaram em regime de plantão no sábado (5) e no domingo (6), das 8 às 14 horas, mesmo assim, no último dia filas enormes se formaram em Picos.

Imagem: José Maria Barros/GP1Longas filas se formaram fora do cartório eleitoral(Imagem:José Maria Barros/GP1)Longas filas se formaram fora do cartório eleitoral

A movimentação de pessoas nos cartórios eleitorais de Picos foi intensa desde a última segunda-feira, 7, porém, o fluxo aumentou na quarta-feira, último prazo estipulado pela justiça para o eleitor regularizar sua situação caso deseje participar do pleito de 7 de outubro próximo.

Imagem: José Maria Barros/GP1Eleitores se amontoam em frente ao cartório(Imagem:José Maria Barros/GP1)Eleitores se amontoam em frente ao cartório

Segundo o chefe do Cartório da 10ª Zona Eleitoral, Luis Borges de Sousa Neto, como a quantidade de pessoas era grande e o número de servidores pequeno, em média, os eleitores estavam passando cerca de cinco horas nas filas a espera de atendimento.

“O pessoal deixa para vir na última hora e acontece esse volume grande de pessoas e a gente sem um aparato de servidores para atender a todos. Por isso decidimos distribuir senhas e checar a documentação antes de o eleitor entrar para o cartório a fim de fazer a sua biometria”, explicou Luís Borges.
Imagem: José Maria Barros/ GP1Até dentro do cartório eleitores enfrentaram filas(Imagem:José Maria/ GP1)Até dentro do cartório eleitores enfrentaram filas

Ele explicou que até bem pouco tempo tinham uma estrutura de mais de 40 servidores e dessa forma o atendimento era mais rápido. “Agora, com a diminuição do pessoal e dos equipamentos, consequentemente, o atendimento é mais lento e as filas maiores”, justificou o chefe do cartório.
Imagem: José Maria Barros/ GP1Luís Borges, chefe do Cartório da 10ª Zona Eleitoral.(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Luís Borges, chefe do Cartório da 10ª Zona Eleitoral.
Como Picos é dividido em duas zonas foram organizadas duas filas para facilitar as pessoas se dirigirem até o seu respectivo cartório eleitoral, mesmo assim não faltaram reclamações pela demora no atendimento e discussões paralelas por conta de denúncias de pessoas que estavam tentando se beneficiar e burlar o acesso.

Imagem: José Maria Barros/ GP1Eleitores aguardam atendimento.(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Eleitores aguardam atendimento.
“Idosos, gestantes, pessoas com deficiência e com crianças de colo, tiveram atendimento prioritário, mas, como o número era grande foi formada uma fila entre eles mesmos”, lembrou Luís Borges, descartando a possibilidade de prorrogação do prazo de regularização do título, pois, trata-se de regra estabelecida na Lei das Eleições (9.504/97), que determina o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito.

Imagem: José Maria Barros/ GP1Servidores ficaram de plantão até depois da meia noite.(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Servidores ficaram de plantão até depois da meia noite.
Após 9 de maio, o único serviço que continua disponível ao eleitor é a emissão da segunda via do título, que permanecerá até dez dias antes da votação, este ano marcada para 7 de outubro.





Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.