Fechar
GP1

Piauí

Pacientes do SUS passam a noite em fila para conseguir marcar uma consulta em Picos

O problema persiste há muito tempo na cidade e deixa os usuários do Sistema Único de Saúde indignados

Apesar do avanço tecnológico e da quantidade de recursos disponíveis uma cena inusitada se repete a cada início de mês em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Picos. Dezenas de moradores pobres usuários do SUS passam a noite na fila para conseguir marcar uma consulta ou um exame com especialista.
Imagem: José Maria Barros/GP1Usuários do SUS sofrem nas filas para conseguir um exame em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Usuários do SUS sofrem nas filas para conseguir um exame em Picos

O problema persiste há muito tempo e já foi denunciado pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e por lideranças das oposições em Picos, mas, até o momento, os gestores não tomaram nenhuma providência para pelo menos minimizar o sofrimento do povo.
Imagem: José Maria Barros/GP1Pacientes chegam no dia anterior para garantir uma vaga(Imagem:José Maria Barros/GP1)Pacientes chegam no dia anterior para garantir uma vaga
Neste final de semana a cena voltou a se repetir. A reportagem do Portal GP1 flagrou pessoas de todas as idades que passaram a noite nas proximidades da secretaria municipal de Saúde aguardando o dia amanhecer para conseguirem marcar uma consulta ou um exame.
Imagem: José Maria Barros/GP1Somente pela manhã é que os pacientes são atendidos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Somente pela manhã é que os pacientes são atendidos
Alguns deles trouxeram colchões e almofadas para minimizar um pouco o desconforto. Sensibilizados com a situação dessas pessoas que passam a noite ao relento, moradores que residem em frente ou nas proximidades da secretaria municipal de Saúde ofereceram cadeiras e até cafezinho.

Pela manhã, os pacientes se concentraram em frente à sede da secretaria municipal de saúde em busca de conseguir um agendamento médico para o mês de setembro. No entanto, como a secretaria não consegue atender a demanda, muitos voltam para casa sem marcar a consulta ou o exame e têm que apelar para o início do próximo mês.
Imagem: José Maria Barros/GP1Idosa dorme ao relento para conseguir marcar um exame(Imagem:José Maria Barros/GP1)Idosa dorme ao relento para conseguir marcar um exame

Dina Mara Brandão, 26 anos, solteira, residente no bairro São José, disse que chegou na fila às 9 horas da noite de domingo, 2 de setembro, e somente foi atendida na manhã desta segunda-feira, 3.

“Passei a noite toda aqui e ainda vou trabalhar. Estou com a solicitação dos exames em mãos e agora vou para a Clínica da Mulher e depois retornarei para a secretaria de Saúde para confirmar o agendamento”, informou Dina Mara, acrescentando que, independente quem seja, espera do próximo gestor à solução do problema.

Na unidade básica de Saúde do PSF do Paroquial, os pacientes também são obrigados a acordar cedo para conseguir marcar uma consulta. Ao todo são 16 vagas oferecidas no dia em que o médico atende, por isso, tem gente que chega na fila ainda de madrugada, enquanto outros que somente aparecem mais tarde muitas vezes retornam para casa sem agendar o atendimento.
Imagem: José Maria Barros/GP1No PSF do Paroquial pacientes têm que chegar cedo para conseguir uma vaga(Imagem:José Maria Barros/GP1)No PSF do Paroquial pacientes têm que chegar cedo para conseguir uma vaga

Tema em debate

As filas que se formam todos os meses em frente à secretaria municipal de Saúde em Picos tem sido um dos temas mais criticado pelo candidato a prefeito pelas oposições, deputado Kléber Eulálio (PMDB). Segundo ele, em sua administração o problema será resolvido logo no primeiro mês.

Já a candidata da situação, deputada Belê Medeiros (PSB), garante que a questão das filas somente será resolvida com a abertura da Policlínica Especializa, cujo prédio foi concluído desde 2009, já está com parte dos equipamentos, mas continua sem funcionar.

“Eleita prefeita abriremos a Policlínica para oferecer consultas especializadas e exames que atualmente são negados pelo sistema privado de saúde de Picos. Somente assim acabaremos com as filas para marcação de consultas e exames na Secretaria Municipal de Saúde”, argumenta.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.