Fechar
GP1

Piauí

Interditada pela justiça Central de Flagrantes de Picos continua funcionando

Apesar de interditado por determinação judicial o prédio da Central de Flagrantes de Picos continua custodiando preso.

Interditada por determinação judicial desde o último dia 30 de agosto a Central de Flagrantes de Picos continua funcionando. Existem servidores dando expediente no prédio e presos sendo custodiados, contrariando a decisão do juiz da 1ª Vara da Comarca local, Adelmar de Sousa Martins, para que os bens e serviços públicos desempenhados ali fossem transferidos para outro local.

Imagem: José Maria Barros/GP1Apesar de interditada Central de Flagrantes de Picos permanece funcionando.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Apesar de interditada Central de Flagrantes de Picos permanece funcionando.

A justiça interditou o prédio atendendo uma solicitação do Ministério Público Estadual. Baseado em relatórios da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e da Defesa Civil do Município, o órgão chegou à conclusão de que o local não tinha mais condições de continuar funcionando.

Imagem: José Maria Barros/GP1Central de Flagrantes de Picos continua funcionando.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Central de Flagrantes de Picos continua funcionando.

Na Ação Civil Pública interposta pelo MP contra o Governo do Estado e acatada pela justiça, consta que a Central de Flagrantes de Picos deveria permanecer interditada até que fosse providenciada uma reforma no prédio. Isso para que sejam oferecidas todas as condições de trabalho para os servidores e de salubridade para os presos.

Imagem: José Maria Barros/GP1Fachada da Central de Flagrantes de Picos.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Fachada da Central de Flagrantes de Picos.

No último dia 11 de setembro o Delegado Geral da Polícia Civil, James Guerra, esteve em Picos para dar cumprimento a ordem judicial. No entanto, desde então a determinação vem sendo descumprida, tendo em vista que a Central de Flagrantes, mesmo em condições de abandono, continua funcionando, com servidores dando expediente e presos sendo custodiados.

Imagem: José Maria Barros/GP1Apenas a tubulação está sendo consertada.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Apenas a tubulação está sendo consertada.

A reportagem do Portal GP1 foi até o prédio da Central de Flagrantes na manhã desta quinta-feira, 3 de outubro, e flagrou a presença de servidores dando expediente normalmente e dois presos custodiados. Um dos detidos, inclusive, é uma mulher, que não deveria está lá, pois a cidade conta com uma penitenciária feminina.

Imagem: José Maria Barros/GP1Objetos abandonados na Central de Flagrantes.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Objetos abandonados na Central de Flagrantes.

Elisângela, 21 anos, natural de São Paulo, mãe de uma criança de seis meses de idade, está recolhida a uma das celas da Central de Flagrantes de Picos desde a madrugada de ontem. Ela teria se envolvido em uma discussão em um estabelecimento especializado na venda de espetinhos. A jovem diz que é inocente, foi presa injustamente por policiais militares e por isso processará o Estado logo após conseguir a liberdade.

Imagem: José Maria Barros/GP1Mesmo interditada Central de Flagrantes continua custodiando presos.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Mesmo interditada Central de Flagrantes continua custodiando presos.

“Estou aqui nesse lugar imundo, dormindo no chão, com a roupa do corpo, sem banheiro, enfrentando um mau cheiro horrível, sem dever nada. Sou inocente. Quando sair vou ingressar na justiça cobrando meus direitos”, anunciou.

Imagem: José Maria Barros/GP1Operário reclama do mau cherio.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Operário reclama do mau cherio.

Foi constatado ainda pela reportagem que após a interdição judicial já teve preso que passou até dez dias recolhido a uma das celas da Central de Flagrantes. “Houve o caso de uma mulher, inclusive, que ficou onze dias recolhida em condições sub-humanas” contou um policial civil que falou sobre a condição do anonimato.

Reforma

A reforma do prédio prometida pelo Delegado Geral da Polícia Civil James Guerra começou na última segunda-feira, 1º de outubro, mas de forma tímida. O serviço é apenas parcial e deverá custar algo em torno de 7 mil reais conforme apurou a reportagem.

Imagem: José Maria Barros/GP1Operários de construtora trabalham na recuperação de tubulação.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Operários de construtora trabalham na recuperação de tubulação.

Funcionários da R. Melo Construtora, empresa responsável pela reforma e com sede em Teresina, disseram que vão fazer apenas a tubulação sanitária e tirar alguns vazamentos que existem desde a construção do prédio. Em seguida, outra equipe se responsabilizará pela pintura.

Imagem: José Maria Barros/GP1Operários dizem que mau cheiro é insuportável.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Operários dizem que mau cheiro é insuportável.

São três funcionários que estão trabalhando na recuperação da tubulação e todos são unânimes em afirmar que o mau cheiro é insuportável. Eles acreditavam que o local estava fechado e não iriam encontrar presos. “Nós comunicamos o fato para direção da empresa, mas nos informaram que não sabiam de nada a respeito”, contou um deles.

Imagem: José Maria Barros/GP1Operários dizem que não sabiam da presença de presos no local.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Operários dizem que não sabiam da presença de presos no local.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.