Fechar
GP1

Piauí

Ministério Público apura as responsabilidades pela paralisação da reforma da Uespi em Picos

"O Ministério Público já requisitou toda documentação relativa à obra, que foi paralisada, retomada e paralisada de novo", disse o promotor ao Portal GP1.

Enquanto lidera o movimento idealizado pela sociedade civil organizada para recuperação de oito salas de aula da Uespi no bairro Junco, em Picos, o promotor de justiça Marcelo de Jesus Monteiro Araújo quer também apurar as responsabilidades pelas constantes paralisações da obra de reforma do Campus.

Imagem: José Maria Barros/GP1Promotor manda apurar responsabilidades.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Promotor manda apurar responsabilidades.

“Por um lado nós vamos mostrar que é possível quando se quer realizar as coisas e por outro lado, o Ministério Público já requisitou toda documentação relativa à obra, que foi paralisada, retomada e paralisada de novo. O objetivo é apurar as responsabilidades de quem deu dano ao erário”, explica.

Imagem: José Maria Barros/GP1Salas estão sendo limpas.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Salas estão sendo limpas.

Segundo o promotor Marcelo de Jesus, que também é professor da instituição, na obra de reforma do prédio do bairro Junco foi gasto dinheiro sem qualquer utilidade e o Ministério Público vai ter que investigar e chegar aos responsáveis.

Imagem: José Maria Barros/GP1Operários trabalham na recuperação das salas.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Operários trabalham na recuperação das salas.

“Se por um lado nós vamos recuperar essas oito salas de aula com o apoio da sociedade civil organizada, por outro lado iremos exigir quem deu causa a esse dano ao erário seja responsabilizado”, anunciou.

Imagem: José Maria Barros/GP1Fachada do Campus da Uespi em Picos.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Fachada do Campus da Uespi em Picos.

Reforma

Iniciada em 2009 ainda na gestão do ex-governador Wellington Dias (PT), a reforma do prédio da Uespi em Picos nunca foi concluída. Nesse período, vários diretores assumiram a direção do Campus Professor Barros Araújo, mas, apesar de sistemáticas promessas para os alunos, nenhum deles conseguiu viabilizar a conclusão do projeto.

Imagem: José Maria Barros/GP1Pelo menos oito salas de aula serão recuperadas.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Pelo menos oito salas de aula serão recuperadas.

Por conta disso, desde o ano de 2009 que os alunos da Uespi de Picos estudam espalhados em diversos colégios da rede pública estadual de ensino, dividindo o mesmo espaço com estudantes do ensino médio.

Imagem: José Maria Barros/GP1Recuperação está sendo bancada pela iniciativa privada.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Recuperação está sendo bancada pela iniciativa privada.

Atualmente, os acadêmicos dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Letras Português e Pedagogia estudam na unidade escolar Desembargador Vidal de Freitas. Já os alunos dos cursos de Normal Superior e algumas turmas de Pedagogia estão na Escola Normal.

Imagem: José Maria Barros/GP1Ar condiconados já foram instalados.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Ar condiconados já foram instalados.

Alguns cursos como Agronomia, Biologia, Enfermagem e Comunicação Social estão lotados nas poucas salas que restam do prédio da Uespi no bairro Junco. Por falta de espaço, até mesmo os laboratórios e o auditório são usados como salas de aula.

Imagem: José Maria Barros/GP1Ar condiconados já foram instalados.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Placa de inauguração do laboratório
Imagem: José Maria Barros/GP1Reforma do prédio foi paralisada em 2009.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Reforma do prédio foi paralisada em 2009.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.