Fechar
GP1

Piauí

Vice-reitor da Uespi abre em Picos projeto de extensão em comunicação

Projeto é o primeiro passo para a instalação dos cursos superiores de Tecnólogo em Radiojornalismo e de Licenciatura Plena em Educomunicação

O vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Nouga Cardoso Batista, abriu na manhã deste sábado, 11 de maio, no auditório da instituição em Picos, o Curso de Extensão de Formação de Comunicadores Comunitários e Populares do Sertão.

Imagem: José Maria Barros/GP1Vice-reitor abre projeto de extensão em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vice-reitor abre projeto de extensão em Picos

O curso preparatório terá 32 horas de duração e será ministrado pelos professores de Comunicação Social da Uespi, Evandro Alberto de Sousa e Orlando Maurício de Carvalho Berti.

Imagem: José Maria Barros/GP1Abertura do curso de formação de comunicadores em Picos.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Abertura do curso de formação de comunicadores em Picos.

Cerca de 25 alunos do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo se inscreveram. Entre eles, serão selecionados quatro bolsistas para atuarem entre julho e novembro de 2013 em seis cidades pólos da região de Picos.

Imagem: José Maria Barros/GP1Acadêmicos de jornalismo participam de projeto de extensão.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Acadêmicos de jornalismo participam de projeto de extensão.

A seleção será feita em três etapas e os quatro estagiários escolhidos cumprirão uma carga horária de 20 horas semanais. Cada um deles terá direito a uma bolsa no valor de R$ 588,60 por mês. Os nomes dos bolsistas serão divulgados no dia 21 deste mês.

O projeto de extensão tem como objetivo a formação de comunicadores populares. Eles serão mediadores e tutores, instigando o senso crítico acerca dos meios de comunicação social.

Imagem: José Maria Barros/GP1Curso preparatório terá duração de 32 horas.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Curso preparatório terá duração de 32 horas.

De caráter piloto durante este ano, o projeto é o primeiro passo para a instalação dos cursos superiores de Tecnólogo em Radiojornalismo e de Licenciatura Plena em Edocomunicação, a ser oferecido pela Uespi a partir de 2015, na modalidade à distância.

Imagem: José Maria Barros/GP1Professor Nouga Cardoso garante apoio ao projeto de extensão(Imagem:José Maria Barros/GP1)Professor Nouga Cardoso garante apoio ao projeto de extensão

“A idéia do projeto é dar oportunidade aos estudantes do curso de jornalismo da Uespi de promoverem discussões sobre o atual status da comunicação em nossa região. Principalmente, de socializarem essas idéias com pessoas de todas as 151 cidades do sertão piauiense”, explica o professor Orlando Berti.

Imagem: José Maria Barros/GP1Professor Orlando Berti explica como funcionará o projeto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Professor Orlando Berti explica como funcionará o projeto

Segundo o professor Evandro Alberto, com esse projeto de extensão a Uespi quer instigar novos pensamentos, novos olhares e, essencialmente, fazer o seu papel social de provocar. “Serão através dessas discussões que faremos acontecer uma positiva transformação social”, acredita o professor Evandro Alberto.

Imagem: José Maria Barros/GP1Professor Evandro Alberto, um dos ministrantes do curso(Imagem:José Maria Barros/GP1)Professor Evandro Alberto, um dos ministrantes do curso

O vice-reitor da Uespi, professor Nouga Cardoso Batista, disse que sua presença na abertura do curso de formação dos comunicadores populares em Picos, é uma demonstração de que a administração superior apóia essas iniciativas.

Imagem: José Maria Barros/GP1Vice-reitor da Uespi destaca importância do projeto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vice-reitor da Uespi destaca importância do projeto

“Acreditamos que isso vem solidificar a presença da universidade na sociedade. Uma demonstração de que é possível se mudar a qualidade de vida das pessoas a partir da comunidade”, destaca o vice-reitor Nouga Cardoso.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.