Fechar
GP1

Piauí

Obra de saneamento em Picos se arrasta há mais de um ano e moradores protestam

Orçada em quase dez milhões de reais a obra de esgotamento sanitário dos bairros Passagem das Pedras e Boa Vista deveria ter sido concluída no último dia 8 de agosto.

Iniciada no dia 6 de junho de 2012 a obra de esgotamento sanitário dos bairros Passagem das Pedras e Boa Vista, na Zona Sul de Picos, se arrasta há mais de um ano e não tem qualquer previsão de quando será concluída. Por conta do atraso os moradores já realizaram protestos na Câmara de Vereadores cobrando mais agilidade na execução do serviço.

Imagem: José Maria Barros/GP1Obra deveria ter sido concluída no dia 8 de ste mês.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Obra deveria ter sido concluída no dia 8 de ste mês.

Orçada em 9 milhões 814 mil 300 reais e 44 centavos, a obra deveria ter sido concluída no último dia 8 de agosto. No entanto, o serviço atrasou e a construtora responsável, a Múltipla Engenharia, prevê que o término do trabalho somente ocorrerá agora no final deste ano.

Imagem: José Maria Barros/GP1Lama e buracos tomam conta da avenida principal de Passagem das Pedras.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Lama e buracos tomam conta da avenida principal de Passagem das Pedras.

A obra do sistema de esgotamento sanitário dos bairros Passagem das Pedras e Boa Vista faz parte do Plano de Aceleramento do Crescimento-PAC 2 do governo federal. Os recursos são oriundos do Ministério das Cidades e liberados via Caixa Econômica Federal.

Imagem: José Maria Barros/GP1Operários da Miultipla Engenheria durante trabalho em Passagem das Pedras.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Operários da Miultipla Engenheria durante trabalho em Passagem das Pedras.

Protestos

Cansados de esperar pela conclusão da obra, dezenas de moradores dos bairros Passagem das Pedras e Boa Vista lotaram as galerias da Câmara Municipal de Picos na última quinta-feira, 22 de agosto. Com faixas e máscaras no rosto eles protestaram contra a demora e cobraram mais agilidade da empresa responsável pelo serviço.

Imagem: José Maria Barros/GP1Calçamento foi arrancado e pedras abandonadas no meio da rua.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Calçamento foi arrancado e pedras abandonadas no meio da rua.

Francisco Augusto de Araújo, conhecido como Fransuá, antigo morador do bairro Boa Vista, denunciou o descaso da empresa Múltipla Engenharia. Segundo ele, os operários cavaram as ruas, fizeram à encanação e em seguida jogaram apenas barro em cima.

Imagem: José Maria Barros/GP1Morador cobra mais agilidade da esmpresa responsável.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Morador cobra mais agilidade da esmpresa responsável.

“Por conta do serviço mal feito as ruas estão esburacadas, praticamente intrafegáveis. Tem muita poeira e às vezes estoura cano. Quando não tem poeira, é lama e o problema atinge os dois bairros”, contou Fransuá.

Imagem: José Maria Barros/GP1Operários trabalham na entrada da avenidade principal.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Operários trabalham na entrada da avenidade principal.

Segundo ele, existiam algumas ruas que eram calçadas e a empresa Múltipla Engenharia arrancou o calçamento, botou os canos e cobriu somente com aterro e as pedras estão jogadas no meio da rua.

Imagem: José Maria Barros/GP1Moradores convivem com a lama na porta de casa.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Moradores convivem com a lama na porta de casa.

“A situação é difícil, tem muita buraco. Inclusive, a avenida principal, que vai da ponte até o final do bairro Boa Vista, está uma buraqueira só”, denunciou Fransuá, recordando que o problema persiste há mais de um ano sem qualquer solução.

O presidente da Associação de Moradores de Passagem das Pedras, Paulo Afonso de Sousa Leal, disse que a comunidade já não suporta tanta poeira e cobra um maior compromisso da empresa responsável pela execução da obra de saneamento.

Imagem: José Maria Barros/GP1Rua do bairro Boa Vista está tomada pela lama.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Rua do bairro Boa Vista está tomada pela lama.

Em razão do excesso de poeira, muitos estabelecimentos comerciais passam a maior parte do tempo fechados, causando prejuízos para os proprietários. Os veículos também sofrem com a quantidade de buracos e o número de acidentes aumentou desde que as ruas dos dois bairros ficaram em péssimas condições de trafegabilidade.

Imagem: José Maria Barros/GP1Escada de acesso a ruas do bairro Boa Vista.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Escada de acesso a ruas do bairro Boa Vista.

Morador do bairro Passagem das Pedras desde a fundação, o pedreiro aposentado Francisco Marcos da Silva, conhecido como Chiquinho Marcos, 65 anos, disse que a obra tem prejudicado demais as famílias. “O serviço é muito lento e incomoda bastante, principalmente pelo número de buracos e a poeira”, resumiu.

Imagem: José Maria Barros/GP1Moradores protestam na Câmara Municipal de Picos.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Moradores protestam na Câmara Municipal de Picos.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.