Fechar
GP1

Piauí

Bancários de Picos aderem à greve da categoria e população busca caixas de autoatendimento

Movimento grevista foi deflagrado nesta quinta-feira, 19 de setembro, e não tem prazo para acabar.

Os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, em Picos, aderiram ao movimento grevista deflagrado em todo o país pelo Sindicato dos Bancários. A paralisação teve início nesta quinta-feira, 19 de setembro, e segue até que os banqueiros apresentem uma nova proposta para a categoria.
Imagem: José Maria Barros/GP1Caixa Econômica Federal de Picos adere ao movimento grevista(Imagem:José Maria Barros/GP1)Caixa Econômica Federal de Picos adere ao movimento grevista
No Piauí a greve por tempo indeterminado foi aprovada no dia 12 de setembro em assembleia geral extraordinária na sede do Sindicato dos Bancários. Na oportunidade, a categoria rejeitou a proposta apresentada pelos banqueiros, que foi de 6,1% de reajuste.
Imagem: José Maria Barros/GP1Diretor Regional do Sindicato dos Bancários(Imagem:José Maria Barros/GP1)Diretor Regional do Sindicato dos Bancários
Segundo o diretor regional do Sindicato dos Bancários, Antonio Libório Leal, o que motivou a paralisação por tempo indeterminado foi a posição adotada pelos banqueiros em oferecer um reajuste abaixo da previsão da inflação.
Imagem: José Maria Barros/GP1Banco do Brasil de Picos também aderiu ao movimento(Imagem:José Maria Barros/GP1)Banco do Brasil de Picos também aderiu ao movimento
“Setembro é a nossa data-base. Entregamos a pauta de reivindicações em agosto e o percentual de reajuste apresentado pelos banqueiros ficou abaixo da inflação. Consideramos como um desrespeito à categoria, pois os bancos continuam lucrando muito e não querem negociar”, enfatizou o sindicalista.

Só para se ter uma idéia, o Banco do Brasil dobrou o seu lucro no primeiro semestre e o mesmo aconteceu com as demais instituições públicas e privadas. Segundo Antonio Libório, somente os cinco maiores bancos do país lucraram 32 bilhões de reais, enquanto os funcionários continuam com seus salários defasados.

O movimento grevista em Picos conta com a adesão das duas agências do Banco do Brasil e as duas agências da Caixa Econômica Federal. “Vamos agora tentar fechar o Banco do Nordeste e em seguida buscar trazer para o movimento os colegas do Bradesco e do Itaú”, anuncia o diretor regional do Sindicato.

Reivindicações


Dentre as reivindicações da categoria estão reajuste salarial de 11,93%, o que significa aumento real de 5%, mais a inflação de 6,6% projetada para o período; piso salarial de R$ 2.860,21, segurança, saúde do trabalhador e a contratação de mais bancários.

“Continuamos com o movimento e acreditamos que na próxima semana nos seja apresentada uma nova proposta. Até lá permaneceremos em frente as agências explicando para a população os motivos da paralisação e, pedindo a compreensão dos clientes”, informou Antonio Libório.

Enquanto a greve perdurar apenas os caixas de autoatendimento funcionarão. Porém, mesmo esse serviço poderá ser interrompido caso o movimento se prolongue por muito tempo, já que os equipamentos não terão como ser realimentados de cédulas.
Imagem: José Maria Barros/GP1Funcionários fazem plantão em frente as agências(Imagem:José Maria Barros/GP1)Funcionários fazem plantão em frente as agências
Imagem: José Maria Barros/GP1Funcionários da Caixa aderem ao movimento(Imagem:José Maria Barros/GP1)Funcionários da Caixa aderem ao movimento
Imagem: José Maria Barros/GP1No Banco do Brasil de Picos apenas os caixas eletrônicos funcionam(Imagem:José Maria Barros/GP1)No Banco do Brasil de Picos apenas os caixas eletrônicos funcionam


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.