Fechar
GP1

Piauí

Secretaria de Turismo promove Seminário em Picos e assina acordos técnicos com municípios

Encontro ocorre no auditório da Associação Comercial de Picos com a participação de autoridades e representantes do setor de turismo.

Com o objetivo de ampliar a articulação com os municípios, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), promoveu ontem, 20, seminário em Picos. A programação foi aberta às 9h da manhã pelo secretário da pasta, deputado José Icemar Lavor Néri, Nerinho (PTB) e seguiu até as 17h com palestras e entrega de certificados aos participantes.

Imagem: José Maria Barros/GP1Gestores participam de seminário da Setur.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Gestores participam de seminário da Setur.

Denominado de Turismo Itinerante – A Setur Interiorizando o Turismo, o seminário tem como público alvo prefeitos, secretários municipais de turismo, cultura, esporte e lazer, meio-ambiente, infraestrutura e desenvolvimento urbano. Além deles o evento se destina a técnicos de órgãos municipais nas áreas de planejamento turístico, empresários do ramo de hotelaria, restaurantes e entretenimento.

Imagem: José Maria Barros/GP1Mesa de inscrições.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Mesa de inscrições.

A solenidade de abertura contou com a presença do secretário estadual de Turismo, deputado Nerinho (PTB); prefeito de Picos, Kléber Eulálio (PMDB), prefeitos da região, secretários municipais, vereadores e representantes dos vários segmentos sociais.

Imagem: José Maria Barros/GP1Prefeito de Picos assina termo de adesão com a Setur.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Prefeito de Picos assina termo de adesão com a Setur.

Na oportunidade foi assinado termo de cooperação técnica entre a Setur e municípios turísticos para execução dos inventários da oferta turística. Dentre os municípios que assinaram o acordo estão Picos, Dom Expedito Lopes e Campo Grande do Piauí.

Imagem: José Maria Barros/GP1Prefeito de Picos participa do evento.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Prefeito de Picos participa do evento.

Palestras

O secretário Nerinho proferiu em seguida a palestra “A Setur e a importância do turismo nos municípios piauienses”. Em seguida a representante do Ministério do Turismo falou sobre o programa de regionalização do turismo e suas interfaces.

Imagem: José Maria Barros/GP1Secretário de Turismo destaca importâcia do seminário.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Secretário de Turismo destaca importâcia do seminário.

Na parte da tarde palestra com o técnico da Setur Edson Andrade Correia, que abordará o planejamento como forma de desenvolver o turismo nos municípios. Depois palestra com o tema “Qualificação profissional dos serviços e a importância da produção associada ao turismo”, com Francisco Castelo Branco.

Imagem: José Maria Barros/GP1Secretário de Turrismo assina termo técnico.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Secretário de Turrismo assina termo técnico.

Para encerrar o ciclo de palestras, às 16h20 a diretora de operações e marketing da Setur, Hilda Porto, fará conferência com o tema “Planejamento e posicionamento do mercado turístico”. Em seguida, entrega de certificados aos participantes e coquetel de confraternização.

Imagem: José Maria Barros/GP1Secretário Nerinho profere palestra.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Secretário Nerinho profere palestra.

Avaliação

Presente ao seminário o prefeito de Picos Kléber Eulálio (PMDB) lembrou que a secretaria estadual de Turismo é dirigida por um picoense, que está levando para o interior do Piauí as propostas da sua pasta. E desta forma, procurando integrar todas as regiões do estado no turismo, que é uma fonte de renda importante em cada região.

Imagem: José Maria Barros/GP1Seminário reúne expressivo número de pessoas.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Seminário reúne expressivo número de pessoas.

“Cada cidade procura trabalhar dentro daquilo que ela tem a oferecer. Picos é um grande centro de toda uma região e aqui temos que valorizar as nossas potencialidades. Não temos praia, que é um atrativo, por isso devemos explorar o potencial econômico, o comércio e transformar o município num grande centro de eventos”, sugeriu o prefeito Kléber Eulálio.

O deputado Nerinho diz que o projeto visa fazer uma aproximação maior com os municípios de todo o Piauí para que, conjuntamente, procurem alocar recursos junto ao Ministério do Turismo.

Imagem: José Maria Barros/GP1Solenidade de abertura.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Solenidade de abertura.

“Para isso é necessário uma série de medidas a fim de que os municípios estejam aptos a receberem esses recursos. É isso que estamos fazendo nesses seminários. Orientando os gestores para que as prefeituras tomem essa iniciativa e, a partir daí iremos com os prefeitos a Brasília em busca desses recursos”, explica o secretário de Turismo.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.