Fechar
GP1

Piauí

População de Itainópolis toma ruas em protesto contra a administração do prefeito Paulo Lopes

Manifestantes denunciaram falta de transparência e acusaram o gestor de beneficiar parentes com empregos sem concurso público.

Insatisfeitos com a administração do prefeito Paulo Lopes Moreira (PDT), dezenas de moradores tomaram as ruas de Itainópolis na manhã de ontem, 13 de janeiro, em uma manifestação pacífica. Durante o protesto eles denunciaram a falta de transparência e acusaram o gestor de beneficiar parentes com empregos sem concurso público.
Imagem: Romário Mendes Protesto terminou em frente a sede da prefeitura. Foto Romário Mendes(Imagem:Romário Mendes) Protesto terminou em frente a sede da prefeitura. Foto Romário Mendes
Participaram da manifestação estudantes, servidores públicos municipais e populares. Eles portavam faixas e cartazes e contaram com o apoio de um carro de som para fazer soar mais alto as palavras de ordem que gritavam durante a caminhada pelas ruas centrais da cidade. O protesto terminou em frente à sede da prefeitura.

A professora Maria de Jesus participou da manifestação e declarou que a maior insatisfação da categoria refere-se ao abono salarial. O benefício teria sido garantido ainda no mês de outubro pelo secretário municipal da Educação, Matias Lopes, mas até o momento a promessa não fora cumprida.
Imagem: Romário MendesManifestantes portavam faixas e cartazes. Foto Romário Mendes(Imagem:Romário Mendes)Manifestantes portavam faixas e cartazes. Foto Romário Mendes

A educadora ressalta ainda que a cidade se encontra num verdadeiro caos, abandonada pela administração do prefeito Paulo Lopes. “Os moradores saíram às ruas também para reivindicar a execução de obras e cobrar investimentos nas áreas da Educação, Saúde e diversas outras áreas”, pontuou Maria de Jesus.

Segundo o vereador Erivan Osmundo dos Santos (PSB), em um ano de gestão o prefeito Paulo Lopes não cumpriu nada do que fora prometido durante a campanha eleitoral. Por conta disso a população está inconformada e cobra mais seriedade e transparência do gestor.
Imagem: Romário MendesManifestantes denunciam gestão de Paulo Lopes(Imagem:Romário Mendes)Manifestantes denunciam gestão de Paulo Lopes

O parlamentar acusa o prefeito de beneficiar os parentes que residem em outros municípios, principalmente Simplício Mendes, em detrimento dos filhos de Itainópolis. “Quem manda aqui são os primos dele, enquanto o povo da nossa terra está desempregado”, alfineta Erivan.

Aprovado em um teste seletivo promovido pela administração municipal, Tiago Carvalho disse que nunca foi convocado pelo prefeito para assumir o emprego. “Os funcionários são contratados sem concurso público e por apadrinhamento político”, denuncia.

Outro lado


O prefeito Paulo Lopes classificou a manifestação como desnecessária e disse que a mesma foi organizada por adversários políticos inconformados com a derrota nas urnas.

Paulo Lopes foi eleito prefeito de Itainópolis em 7 de outubro de 2012 com 57,79 por cento dos votos válidos, contra 42,21% do seu adversário. Ele obteve 3.929 votos, contra 2.870 dados a José de Andrade Maia Filho (o Mainha), membro de uma oligarquia que dominou o município por 30 anos.

Imagem: Romário MendesManifestantes percorrem as ruas da cidade. Foto Romário Mendes(Imagem:Romário Mendes)Manifestantes percorrem as ruas da cidade. Foto Romário Mendes

Com informações de Romário Mendes

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.