Fechar
GP1

Piauí

Câmara de Picos aprova projeto dando o mesmo nome a principal avenida da cidade

A avenida Getúlio Vargas, principal e mais importante via púbica da cidade de Picos já tem esse nome faz mais de meio século

 Diante de uma plateia estarrecida, a Câmara Municipal de Picos aprovou por unanimidade na tarde da última quinta-feira, 9, projeto de lei dando o mesmo nome a principal avenida da cidade.
Imagem: José Maria Barros/GP1Câmara aprova projeto por unanimidade(Imagem:José Maria Barros/GP1)Câmara aprova projeto por unanimidade
De autoria do presidente da casa, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), o projeto de lei denomina de avenida Getúlio Vargas a via pública compreendida entre a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus e a praça Félix Pacheco, no centro de Picos.
Imagem: José Maria Barros/GP1Hugo Victor tenta justificar projeto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Hugo Victor tenta justificar projeto
Tudo natural se essa via pública já não se chamasse avenida Getúlio Vargas há mais de meio século. Foi uma homenagem do povo picoense ao presidente Getúlio Vargas, que se suicidou com um tiro no peito na madrugada de 24 de agosto de 1954.
Imagem: José Maria Barros/GP1Avenida Getúlio Vargas já tem esse nome há mais de meio século(Imagem:José Maria Barros/GP1)Avenida Getúlio Vargas já tem esse nome há mais de meio século
Dezenas de servidores municipais lotavam as galerias da Câmara Municipal de Picos no momento da aprovação do projeto. Eles cobravam dos vereadores uma posição mais clara em relação às reivindicações da categoria junto à administração Kléber Eulálio (PMDB). 
 Imagem: José Maria Barros/GP1
Servidores municipais não entenderam aprovação do projeto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Servidores municipais não entenderam aprovação do projeto
Muitos dos presentes disseram não compreender como os vereadores de Picos se preocupam em aprovar projetos sem nenhuma relevância, como a denominação de logradouros públicos e a concessão de títulos de cidadania, em detrimento das causas importantes, como a defesa da luta dos trabalhadores.
Imagem: José Maria Barros/GP1Servidores cobram independência dos vereadores(Imagem:José Maria Barros/GP1)Servidores cobram independência dos vereadores
Apesar da inexpressividade do projeto, ele foi aprovado por unanimidade e recebeu o voto favorável dos 14 vereadores presentes à sessão. Apenas Evandro Reis (PTB), que estava ausente, não se manifestou.
 
Constrangimento
 
No momento da votação, até mesmo o autor do projeto, Hugo Victor, demonstrou certo constrangimento diante do ar de desaprovação da plateia. Ele tentou justificar a iniciativa argumentando que se tratava de um pedido do secretário municipal de Finanças, e como era da base governista não tinha como se negar a assinar a lei.
 
Segundo Hugo Victor, nos documentos da Prefeitura de Picos a avenida Getúlio Vargas está oficializada como rua Getúlio Vargas e a mudança teria que ser feita via um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores. Por isso se dispôs a assinar a proposta.
 
Durante a votação, o vereador Iata Rodrigues (PSB) questionou se essa mudança não resultaria em gastos para os comerciantes instalados ao longo da avenida. No entanto, o autor da matéria não soube explicar e o projeto foi votado e aprovado por unanimidade.
 
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.