Fechar
GP1

Piauí

Sebrae incentiva a criação de projetos inovadores

Edital Pappe Integração oferece custeio de atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em parceria com a Agência Brasileira de Inovação, Finep, disponibilizam o custeio de projetos inovadores por meio do edital Pappe Integração.
Imagem: DivulgaçãoSebrae incentiva a criação de projetos inovadores(Imagem:Divulgação)Sebrae incentiva a criação de projetos inovadores
O objetivo do Pappe é apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos inovadores por parte das micro e pequenas empresas. Podem participar do edital empreendimentos formalizados, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, CNPJ, do Piauí.

O Pappe Integração disponibiliza recursos na modalidade subvenção econômica, ou seja, os recursos são não reembolsáveis.

A grande vantagem desse edital é que os recursos não precisam ser devolvidos. Mas para a liberação total do montante pleiteado, as empresas passam por auditorias. Os valores são disponibilizados mediante aprovação das etapas executadas e apresentação de relatório técnico e financeiro.

Um dos projetos contemplados pelo edital foi o I-Mage. A iniciativa receberá R$ 200 mil. O I-Mage é um equipamento para aperfeiçoamento de procedimentos médicos na área de endoscopia digestiva, com impacto na redução de periféricos e aumento de produtividade.

A ferramenta foi criada pela empresa Cookson e Macedo. O médico e empresário George Macedo idealizou o software para suprir necessidades referentes aos exames endoscópicos e também para otimizar o tempo e serviço dos profissionais de saúde.

Misael Martins

“A minha experiência como médico me fez pensar no I-Mage. Além disso, sempre tive contato com informática. Dessa forma, idealizei a ferramenta e tive a oportunidade de concretizar este projeto”, comenta George.

Macedo conta que a idéia do produto surgiu da necessidade encontrada por ele no período de sua residência médica em São Paulo na área de endoscopia digestiva. Na ocasião, o médico aprofundou seus estudos e percebeu que poderia desenvolver um equipamento que pudesse melhorar a eficiência e confiabilidade dos exames e ainda aumentar a produtividade dos profissionais.

O médico revela que em seus períodos de estudos conheceu o professor e amigo Stephen Cookson. Macedo então apresentou a ideia do I-Mage para o professor que é especialista em tecnologia da informação. Ambos decidiram concretizar o projeto e procuraram uma empresa inglesa para montar um protótipo do produto.

Durante o processo de criação, implementação e melhorias da ferramenta, os dois empreendedores buscaram recursos financeiros e incentivos de programas do Governo Federal para impulsionar a produção de mais máquinas I-Mage.

Nessa trajetória, Macedo teve acesso ao edital do Pappe Integração. Com os recursos financeiros do programa será possível aperfeiçoar o produto, prover fundos para estratégia de comercialização e implementar estratégias de vendas e marketing entre outras ações.

Maiores informações podem ser obtidas na Unidade de Conhecimento e Tecnologia do Sebrae no Piauí, localizada no 1º andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro, ou pelo telefone (86) 3216-1363.

I-MAGE

Segundo o médico, o equipamento não possui concorrência, é simples, facilitará o trabalho dos profissionais, contará com alta tecnologia e ainda funcionará como ferramenta de estudos e aprendizados para profissionais da saúde, principalmente no que se refere a exames de endoscopia.

“O I-Mage será um produto único no mercado. O equipamento é de fácil manuseio, autoexplicativo. A partir do momento que ele for amplamente comercializado para hospitais e clínicas teremos uma ferramenta inovadora. Além disso, o Piauí terá um produto de alto valor agregado e que poderá ser exportado para outros países. Dessa forma teremos expertise nesse nicho e ainda poderemos gerar empregos”, destaca Macedo.

No inicio do próximo ano, o médico inaugurará um hospital especializado no trato digestivo. No local, haverá exames, cirurgias, consultas e auditórios para capacitação de futuros médicos e enfermeiros.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.