Fechar
GP1

Piauí

Padre Chiquinho assume a paróquia Nossa Senhora dos Remédios em Picos

Posse ocorreu em missa solene celebrada na noite de ontem, 15, pelo bispo diocesano de Picos dom Plínio José Luz da Silva.

Com a Igreja Catedral de Picos lotada de fiéis o padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho), 63 anos, assumiu o comando da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. A missa solene de acolhida foi realizada às 19h de ontem, 15, celebrada pelo bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada por vários padres da Diocese.

Imagem: José Maria Barros/ GP1Missa da Acolhida reúne centenas de fiéis(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Missa da Acolhida reúne centenas de fiéis

Antes, às 17h, o padre Chiquinho foi recebido pelos fiéis em frente à Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus. De lá, seguiram em caminhada em direção a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, onde ele recebeu as chaves do templo, subiu ao altar e prostou-se por alguns minutos.

Durante a celebração da missa da acolhida foram muitos os momentos de emoção que tocaram tanto o novo pároco, padre Chiquinho, como os fiéis que lotavam a Igreja Catedral.


Imagem: José Maria Barros/ GP1Procissão de entrada(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Procissão de entrada

Na oportunidade o padre Flávio Santiago, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Junco, leu a provisão. O documento estava assinado pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e pelo padre Sebastião Francisco dos Santos, chanceler da Cúria Diocesana.

Imagem: José Maria Barros/GP1Dom Plínio coloca  istola em Padre Chiquinho(Imagem:José Maria Barros/GP1)Dom Plínio coloca istola em Padre Chiquinho

Na provisão dom Plínio José explica que Francisco Pereira Borges foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios de acordo com as prescrições do cânon 522, do Código de Direito Canônico. O período é de seis anos, conforme legislação complementar da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Francisco Pereira Borges é o 27º pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Ele substituiu no cargo ao padre Gregório Leal Lustosa, que às 19h do próximo domingo, 23 de fevereiro, assume a Paróquia Nossa Senhora.

Imagem: Edson CostaNovo pároco se prosta no altar(Imagem:Edson Costa)Novo pároco se prosta no altar

Dom Plínio explicou que o padre ao assumir a missão, recebe também o poder, embora seja diferente do poder social, de mandar. “Vou colocar no padre Chiquinho o significado desse poder, que é a istola. A partir disso ele passa a ser um servidor do povo de Deus”, lembrou o bispo de Picos.

Antes da benção final o novo pároco falou aos fiéis destacando sua alegria em assumir a nova missão. Depois, assinou o livro de ata, recebeu cumprimentos dos colegas e do povo e pousou para fotografias.

Imagem: Edson CostaPadre Chiquinho recebe as chaves da Catedral(Imagem:Edson Costa)Padre Chiquinho recebe as chaves da Catedral

Perfil

Natural do povoado Saquinho, zona rural de Picos, Francisco Pereira Borges, mais conhecido como Chiquinho, nasceu no dia 13 de novembro de 1950, tem, portanto, 63 anos de idade. Ordenou-se padre em 18 de dezembro de 1983.

Em 30 anos de sacerdócio Padre Chiquinho trabalhou dois anos em Paulistana, doze anos na Paróquia de São José Operário, em Picos, pouco mais de dez anos em Jaicós e seis anos e alguns meses na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina.

Imagem: José Maria Barros/ GP1Picoenses saúdam o novo pároco(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Picoenses saúdam o novo pároco

Curta a página do GP1 no facebook: 
www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.