Fechar
GP1

Piauí

Domingo de Ramos abre a programação oficial da Semana Santa na cidade de Picos

Programação da Semana Santa em Picos foi divulgada na última sexta-feira, 20, pela Diocese local.

 A tradicional Missa de Ramos que será celebrada no próximo domingo, 29 de março, abre oficialmente a programação da Semana Santa na cidade de Picos. As atividades desse período foram divulgadas na última sexta-feira, 20, pela Diocese local e cópias do material estão sendo distribuídas junto aos católicos.

Na oportunidade acontece a coleta da solidariedade em favor da Campanha da Fraternidade que todos os anos é organizada no país pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste dia, às 08h20 ocorre a benção dos ramos na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus e em seguida procissão até a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, onde será celebrada a Missa de Ramos às 09, as 17 e às 19 horas.

Imagem: José Maria Barros/GP1Celebração do Domingo de Ramos em Picos(Imagem:Foto: José Maria Barros/GP1)Celebração do Domingo de Ramos em Picos

Na Paróquia do Junco a benção dos ramos será às 08 horas da manhã na praça Miguel Lidiano e as missas às 16 horas em Geminiano e às 19 horas na Igreja Matriz. Já na Paróquia de São José Operário, a benção dos ramos acontece às 08 horas da manhã na capela do Hospital Regional Justino Luz e em seguida procissão até a Matriz, onde serão celebradas missas as 09 e às 19 horas.

Imagem: José Maria Barros/GP1Celebração do Domingo de Ramos em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Celebração do Domingo de Ramos em Picos

Conforme a tradição, neste dia os fiéis vão às missas levando ramos para relembrar e celebrar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento.

Preparação

Como preparação a Semana Santa, a Diocese de Picos promove algumas celebrações antes do Domingo de Ramos. Na quarta-feira, 25, às 20 horas, fuga do Bom Jesus da Catedral até a Igreja de São José Operário. Na Sexta-Feira, 27, acontecerá a tradicional Procissão de Passos, que todos os anos reúne milhares de devotos.

Ás 15h30, o povo sai em procissão da Igreja do Junco carregando a cruz. Às 16 horas, procissão saindo da Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro Emaús, com a imagem de Nossa Senhora das Dores. No mesmo horário, procissão saindo da Igreja de São José Operário com a imagem do Bom Jesus. Às 18 horas acontece o encontro das imagens e da cruz na praça Justino Luz, em seguida missa no pátio da Catedral.

As atividades da Semana Santa em Picos prosseguem até o domingo de páscoa, que este ano será no dia 5 de abril. Na oportunidade haverá procissão do Senhor Ressuscitado, saindo da Catedral e encerrando com a missa.

Durante a Semana Santa em Picos várias celebrações e atividades já se tornaram tradição e atraem maior número de devotos. Dentre as quais está a Via-Sacra no Morro da Aerolândia, saindo do Cruzeiro das Missões até a Igreja de São Sebastião, encerrando com missa.

Na quinta-feira, as 08h na Catedral, missa solene do Santo Crisma com a presença de todos os presbíteros da Diocese de Picos e leigos representantes das Paróquias. 17h, missa solene da Ceia do Senhor e Lava-pés, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 22 horas, Procissão do Fogaréu organizada pelos homens.

A sexta-feira, 3, dia de jejum e abstinência, a partir das 15h na Catedral, acontece a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em seguida, procissão do Senhor Morto até o Bairro Morada do Sol. Neste dia a Igreja lembra o Sepulcro do Senhor no Silêncio. Os fiéis se encontram na Vigília Pascal, levando uma vasilha com água para benzer e uma vela grande para a renovação das promessas batismais.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.