Fechar
GP1

Piauí

Projeto "Testemunho Vivo" alerta jovens sobre o uso de drogas

O projeto leva às escolas públicas do Estado o debate sobre as drogas além de buscar soluções para o problema.

A Fazenda da Paz, instituição que oferece tratamento a dependentes químicos no Estado, apoiada pela Arquidiocese de Teresina e pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) lançou nesta segunda-feira (13) o projeto Testemunho Vivo. O evento de lançamento ocorreu no Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), localizado no Centro de Teresina. Estiveram presentes no evento a secretária de educação, Rejane Dias, que representou o governador Wellington Dias e também a senadora Regina Sousa (PT).

O projeto leva às escolas públicas do Estado o debate sobre as drogas com o intuito de alertar os jovens sobre a prevenção ao uso, além de buscar soluções para resolver o problema juntamente com o corpo docente, pais e a comunidade em geral.

Para execução do projeto, a instituição utiliza uma equipe formada por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e advogados. O coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, afirma que o projeto promove a conscientização sobre o uso de drogas. “O projeto Testemunho Vivo visa levar a prevenção às drogas aliada a educação aos municípios piauienses. Prevenir é a melhor solução”, afirmou.

Dois dependentes químicos darão palestras, debates nas escolas com o objetivo de fazer os alunos interagirem e absorverem o máximo de informações sobre drogas. Para a divulgação das principais informações sobre o Projeto, a equipe da Fazenda da Paz organizou a cartilha “Testemunho Vivo”, que visa alertar os jovens sobre o perigo do uso de drogas através de histórias em quadrinhos.

O Projeto será levado a todo o Estado. “O consumo de drogas vem crescendo assustadoramente entre jovens, pais de famílias e mulheres das mais diversas classes sociais e etnias. Para se livrar desse mal é necessária muita força de vontade do dependente químico e, mais ainda, daqueles que o apoiam na sua luta. Por isso, informação nunca é demais. Estaremos sempre prontos para ajudar a acolher aqueles que forem vítimas de tanto sofrimento. Deus é maior e no fim o amor e a perseverança sempre vencem”, destaca a Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias. O Projeto Testemunho Vivo busca também capacitar o corpo docente de como agir quando for identificado que o aluno está usando drogas, além de sensibilizar pais e a comunidade em geral sobre os perigos do uso de drogas.

Fazenda da Paz

A Fazenda da Paz é uma instituição que há 22 anos atua no modelo de Comunidade Terapêutica, acolhendo dependentes químicos de forma gratuita, além de oferecer acompanhamento às suas famílias através de reuniões semanais de grupo. As Comunidades Terapêuticas são localizadas nas cidades de Teresina, Timon e, mais recentemente em Valença, mas recebem pessoas de várias cidades do Brasil.

A Fazenda da Paz também desenvolve um conjunto de ações de caráter preventivo, interventivo e formativo em nível de tratamento de dependência química, através de realização de eventos, campanhas educativas, mobilizações e articulação da sociedade civil.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.