Fechar
GP1

Piauí

Francisco de Jesus critica atuação do Ministério Público do Piauí

Ele fez críticas, afirmando que "aqui há um Ministério Público elitista, machista e que não promove ações de enfrentamento às desigualdades raciais".

Em entrevista ao GP1, o promotor Francisco de Jesus criticou o fato do Ministério Público ser elitista e não priorizar as suas atribuições básicas. O promotor cita o estudo feito pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Cândido Mendes em 2016, que apontou que o órgão está trabalhando mais em ações de corrupção e se esquecendo de outras atribuições importantes como controle externo das polícias, defesa de direitos coletivos e supervisão da pena de prisão.

Francisco de Jesus, que é do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), afirmou que o Piauí possui um Ministério Público que deveria lutar pelos direitos coletivos, mas que é "o único estado da federação que não possui promotorias de promoção à igualdade racial".

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Promotor Francisco de JesusPromotor Francisco de Jesus

Ele fez críticas, afirmando que "aqui há um Ministério Público elitista, machista e que não promove ações de enfrentamento às desigualdades raciais. Exemplo disso, é um prédio luxuoso na zona leste da capital que bem acolhe procuradores e promotores, mas dificulta acesso à justiça de grande parcela da sociedade, já que não há transporte público que o interligue aos bairros mais carentes da cidade", criticou Francisco de Jesus.

O promotor afirmou que trabalha com dificuldade na sua área de atuação, o enfrentamento à violência contra mulher, por falta de apoio. "O trabalho que desenvolvo nesta área não conta com apoio da Administração Superior do Ministério Público, preciso tirar férias ou licenças para garantir a execução de projetos preventivos de enfrentamento ao feminicídios e diversas formas de violências contra mulher, bem como custeio despesas de viagens e do material necessário a realização das ações", finalizou Francisco de Jesus.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.