Fechar
GP1

Piauí

Presidente do Sinpolpi critica extinção do cargo de escrivão no PI

A matéria deve ser analisada nesta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Constantino Júnior criticou na manhã desta terça-feira (10), o projeto de lei que transforma o cargo de escrivão em agente da Polícia Civil. Membros da categoria compareceram na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), com o objetivo de acompanhar a votação da proposta, mas ela não foi colocada para ser analisada pelos deputados estaduais.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Protesto do Sinpolpi na Assembleia Protesto do Sinpolpi na Assembleia

A demora na discussão foi criticada pela categoria, que afirmou que irá comparecer a CCJ nesta quarta-feira (11), a espera da votação. Constantino Júnior disse que a categoria espera que antes da proposta ser votada, que ocorra uma discussão com a categoria.

“Querem fazer a transformação do cargo de escrivão para o cargo de agente de polícia sem discutir com a entidade representativa e nem com os trabalhadores. Nós temos várias restrições quanto a essa mensagem. Primeiro, não há uma segurança jurídica daqueles que já estão aposentados no cargo de escrivão em relação ao novo cargo. Segundo, a intenção do governo, ao fazer essa fusão, é justamente tentar acabar com o desvio de função que nós tanto criticamos, que é quando o agente trabalha na função de escrivão. Na lei, as atribuições são diferentes. Agora, se mudar, ficará muito amplo, por isso queremos que sejam feitas algumas restrições, tanto para o cargo dos atuais agentes, como dos atuais escrivães”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Policiais protestaram na AlepiPoliciais protestaram na Alepi

De acordo com o líder do governo do Estado, Francisco Limma, há sim uma tentativa de consenso com a categoria. “Do ponto de vista jurídico e também de desentendimento das categorias, achou-se melhor tentar fazer um entendimento mediado pela liderança ou pela secretaria de governo para ver se chegamos a um consenso. As matérias que não foram votadas até sexta-feira passada, surge uma dúvida sobre o ponto de vista legal, se elas teriam ampla segurança devido ao período eleitoral. Mas há uma intenção de agilizar o mais rápido possível essa votação”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Francisco LimaFrancisco Limma

Na semana passada, o governo do Estado do Piauí encaminhou para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei para transformar o cargo de escrivão em agente da polícia civil. A proposta deverá ser analisada primeiro nas comissões técnicas da Alepi, antes de ser levada para votação no plenário.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Wellington Dias quer transformar cargo de escrivão em agente de polícia

Secretário de Segurança Fábio Abreu lança edital do concurso da Polícia Civil do Piauí. Confira!

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.