Fechar
GP1

Piauí

Professores de escolas do Piauí paralisam atividades nesta quinta

A retomada da greve geral será retomada por conta do descumprimento do acordo judicial por parte do governo estadual.

Os professores e funcionários dos colégios estaduais do Piauí paralisaram suas atividades nesta quinta-feira (07). A assembleia organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Estado está acontecendo na manhã de hoje e vai decidir quando a greve da categoria vai começar.

De acordo com a assessoria de comunicação do SINTE-PI, a retomada da greve geral será realizada por conta do descumprimento do acordo judicial por parte do governo estadual. “Na greve passada, foi gerado um acordo em que o governo ajuizou a greve. Nós fomos para o Tribunal de Justiça do Piauí, onde aconteceu um acordo coletivo que foi mediado do TJ e contou com a presença de representantes da OAB, do Ministério Público, do Governo do Estado e do próprio sindicato, que assinaram o acordo. Entretanto, o governo não cumpriu”, informou.

  • Foto: SINTEAssembleia Geral no Clube do SinteAssembleia Geral no Clube do Sinte

Conforme os sindicalistas, foi acordado um reajuste de 6,81% para os professores e o cumprimento de dois reajustes para os funcionários dos colégios estaduais, que é o de 2017, que corresponde a 3,15% e o de 2018, que é de 3,95%. A lei passou pela assembleia legislativa, foi aprovada, mas na terça-feira (05), foi vetada pelo Governador Wellington Dias.

“Ontem, a assembleia derrubou o veto e o governo vai ter que pagar de qualquer jeito. Como ele se comprometeu na justiça e não cumpriu, a categoria vai entrar de greve mesmo com a derrubada do veto para forçar com que ele cumpra. Se ele não cumprir, a categoria não volta a trabalhar. Esse reajuste era para estar sendo pago desde janeiro, já estamos em junho e ele não pagou. E, inclusive, é uma lei federal que é a lei do piso salarial”, finalizou a assessoria do SINTE-PI.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.