Fechar
GP1

Piauí

Produtores de soja e milho pedem apoio aos deputados do Piauí

O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (11), no espaço Coco Bambu, na zona leste de Teresina.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 15 Zé Santana Zé Santana
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 15 Themístocles Filho e João Mádison Themístocles Filho e João Mádison
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 15 Teresa Britto e Henrique Pires Teresa Britto e Henrique Pires
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 15 Reunião entre parlamentares e produtores em Teresina Reunião entre parlamentares e produtores em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 15 Parlamentares em reunião no Coco Bambu Parlamentares em reunião no Coco Bambu
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 15 João Mádison e Severo Eulálio João Mádison e Severo Eulálio
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 15 Reunião entre deputados e produtores no Coco Bambu Reunião entre deputados e produtores no Coco Bambu
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 15 Encontro entre parlamentares e produtores do Piauí Encontro entre parlamentares e produtores do Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 15 Themístocles Filho Themístocles Filho
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 15 Themístocles Filho, João Mádison e Severo Eulálio Themístocles Filho, João Mádison e Severo Eulálio
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 15 Themístocles Filho, Henrique Pires e Teresa Britto Themístocles Filho, Henrique Pires e Teresa Britto
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 15 Reunião entre deputados estaduais Reunião entre deputados estaduais
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 15 João Mádison João Mádison
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 15 Júlio César Júlio César
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 15 Gustavo Neiva Gustavo Neiva

Foi realizada, na noite desta segunda-feira (11), uma reunião entre os deputados estaduais, prefeitos dos municípios do Cerrado Piauiense e Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Piauí). O evento aconteceu no espaço Coco Bambu, na zona leste de Teresina.

O presidente da Aprosoja, Alzir Pires, destacou a importância de se manter um diálogo com os deputados estaduais. “A intenção do evento é estreitar laços com a Casa Legislativa do Estado. Nós temos demandas importantes que serão pautadas esse ano e temos trazido as informações do campo, do homem do campo que são de nossa competência", disse.

“Apresentamos os dados do setor agropecuário, o impacto que isso gera no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios, no desenvolvimento de toda a região sudoeste do estado, e o impacto que tem gerado na nossa capital”, afirmou.

Ele explanou ainda quais são as prioridades da associação. “Com tudo isso pretendemos dialogar sobre algumas prioridades que nós temos, que basicamente são três, segurança jurídica, competitividade e infraestrutura”, declarou.

Para Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), os problemas mais difíceis de se resolver e que merecem uma maior atenção são as estradas e energia. “O que é mais difícil e nós estamos trabalhando é o problema de estradas e o problema de energia de boa qualidade. Acabei de sair de uma reunião com o governador, eu e outros parlamentares, e mostramos essa necessidade de melhorar as estradas no nosso Cerrado. O governador concorda e até falou que na hora que for liberada a outra etapa do Finisa, ele vai reiniciar essas obras lá”, garantiu.

O deputado Zé Santana, que esteve presente no evento, disse que os produtores manifestaram o desejo de fazer um relato mais aprofundado sobre trabalho que eles fazem para todos os parlamentares do Piauí. “Eles querem, de fato, contar com muito mais empenho da classe política no que diz respeito a esse apoio, a esse incentivo, a essa segurança que eles precisam ter dos investimentos que buscam fazer no nosso estado”, complementou o deputado.

O deputado João Mádison falou da importância do agronegócio no Sul do Estado. “Nós temos que cuidar desse setor. Esse é um setor que precisa urgentemente de uma melhor participação não só do Governo do Estado, mas também do Governo Federal para que possamos estar dotando aquela região de estradas, de estrutura para que possamos ter o escoamento da produção”, desabafou.

“Hoje eles têm um problema muito sério, que é exatamente o escoamento da produção. Além do mais, nós precisamos estar mais pertos desse setor, que é hoje um setor que paga imposto, que cada vez mais o Piauí está crescendo, são mais de 4 milhões de toneladas de soja que serão vendidos para outros países. Chegou o momento do Piauí olhar com bons olhos”, pediu o parlamentar.

Segundo Mádison, a demanda já foi levada ao governador Wellington Dias. “Eu, como deputado da base, vejo isso e tenho levado essas reivindicações para o governador. Tenho certeza que nesse governo dele, ele vai pautar aquela região com uma melhor estrutura”.

“Vamos dar um exemplo aqui da Serra da Mangabeira, a estrada até hoje não foi feita. O que é que está acontecendo com isso? O escoamento da produção está saindo para a Bahia e não está sendo pago o imposto do estado do Piauí”, explicitou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.