Fechar
GP1

Piauí

Luccy Keiko regulamenta ações da polícia em casos de desaparecimento

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado de 10 de janeiro. Na portaria o delegado geral explica todas as providências que devem ser tomadas em casos de desaparecimento.

O delegado geral Luccy Keiko publicou portaria onde regulamenta os procedimentos a serem adotados pelas unidades da Polícia Civil do Estado do Piauí, nas ocorrências de desaparecimento de pessoas. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado de 10 de janeiro.

Na portaria o delegado geral explica todas as providências que devem ser tomadas, como o fato de que o desaparecimento de crianças e adolescentes deverá ser realizada a imediata busca e localização, mesmo quando existe apenas suposição de que estão desaparecidas ou com dúvidas quanto à sua ocorrência, deverão ser classificadas como desaparecimento.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Luccy KeikoLuccy Keiko

A atribuição para providências imediatas, investigação, busca e localização de crianças e adolescentes desaparecidos em Teresina, será da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), sendo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) responsável por investigar maiores de 18 anos desaparecidos na cidade de Teresina. Quando o desaparecimento de adulto ocorrer no interior do estado ou região metropolitana de Teresina, a atribuição prevista será do DHPP, onde houver, ou da Delegacia de Polícia da circunscrição da ocorrência do fato.

Na portaria ele determina que toda e qualquer notícia de desaparecimento de pessoa será imediata e impreterivelmente registrada em boletim de ocorrência, transmitida e integrada ao sistema informatizado, no primeiro órgão policial que tiver conhecimento, independentemente de atribuição especializada ou em razão do local do fato.

Luccy Keiko ainda determinou que o delegado titular ou substituto, do órgão em que está sendo feito o registro, deverá ser imediatamente comunicado do desaparecimento para que, determine providências que entender pertinentes para a localização. "O agente policial que atender o(s) noticiante(s) deverá ter especial atenção à situação familiar da pessoa desaparecida, tanto no registro quanto na investigação”, destacou o delegado geral.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.