Fechar
GP1

Piauí

Rede do Piauí Conectado é instalada no município de Valença do Piauí

Ao todo, 19 pontos foram implantados e estão prontos para uso em escolas, na Defensoria Pública, na coordenação de saúde, no Batalhão da Polícia Militar, na Agespisa, entre outros.

O município de Valença do Piauí faz parte da rede integrada de 98 cidades do Estado que está recebendo a internet de fibra óptica da SPE Piauí Conectado, empresa parceira do Governo na modalidade público-privada (PPP). Agora, os órgãos da administração pública estadual instalados na cidade contam com conexão ágil e eficiente, com 30mbps de velocidade, para prestação de serviço à população. Ao todo, 19 pontos foram implantados e estão prontos para uso em escolas, na Defensoria Pública, na coordenação de saúde, no Batalhão da Polícia Militar, na Agespisa, entre outros.

Segundo Cássio Gomes, Secretário de Educação de Valença do Piauí, com a cidade interconectada pela fibra óptica será possível prover a acessibilidade necessária para o ritmo contemporâneo da sociedade piauiense. Ele reitera a contribuição do projeto Piauí Conectado para a minimização de barreiras e a aproximação dos cidadãos.

“Creio que a internet é a invenção mais notável de todas. O que seria do próprio eixo da comunicação sem ela? É um recurso que abre grandes portas, principalmente na educação, gera inúmeras possibilidades. A era da tecnologia é conectar e compartilhar saberes, aproximar a todos da intelectualidade. O Piauí Conectado consegue plugar todas estas ideias com o fornecimento de internet gratuita”, revela o secretário.

De acordo com o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, o trabalho em todo o Estado é reflexo do esforço da equipe com o projeto. “A nossa prioridade é o Piauí, é a população piauiense e com o nosso trabalho podemos, com certeza, ofertar um serviço público de fácil acesso. Os municípios poderão contar com uma rede de excelência, que ajuda a formar toda a estrutura presente em âmbitos como a educação, a saúde e demais serviços básicos”, explica. Ele enfatiza que os sistemas de informação são os grandes impulsionadores em várias áreas sociais.

Valença do Piauí

Com 20 mil habitantes, Valença do Piauí localiza-se no centro-norte do Estado e integra a região conhecida como “Vale do Sambito”, composta por 15 municípios piauienses. A cidade dispõe de recursos naturais reconhecidos em toda a região piauiense, como o Rio do Sambito, Riacho Areia, Riacho Serra Negra e a Barragem Mesa de Pedra, com capacidade de 56 milhões de metros cúbicos de água, as belezas demonstram o rico polo hídrico do território.

Em 258 anos de história, o município conta com estruturas arquitetônicas notáveis, como a Igreja São Benedito e as paróquias de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora do Ó e Conceição, padroeira da cidade. O prédio mais antigo de Valença é datado de 1760 e compreende a sede da fazenda “Barreiras”. Construída por escravos, a estrutura demorou cinco anos para ser finalizada e encontra-se bem conservada. Alguns movimentos marcantes da região são lembrados simbolicamente pela população local, como o Movimento Coluna Prestes e o período de escravidão, imortalizados no Museu da cidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.