Fechar
GP1

Paes Landim - Piauí

Ex-prefeito Gutim é acusado de se recusar a entregar chaves da prefeitura

De acordo com o prefeito Thales Marques, o ex-prefeito também não repassou nenhuma documentação da prefeitura.

O ex-prefeito de Paes Landim, Gutemberg Moura (PT), mais conhecido como Gutim, está sendo acusado pelo novo prefeito Thales Marques (PP) de se recusar a entregar as chaves da prefeitura e de outros órgãos do município, além de não repassar informações de sua gestão.

Em entrevista ao GP1 na manhã deste sábado (02), o prefeito Thales Marques, que tomou posse da cidade de Paes Landim na última sexta-feira (01), afirmou que até o momento, o ex-prefeito não tinha repassado a ele nenhuma documentação da prefeitura, bem como chaves de acesso à ela, e nem havia se reunido para realização da transição de gestão.

Foto: Reprodução/FacebookTalles Marques
Thales Marques

Segundo o prefeito Thales, desde o resultado das eleições de 2020, a nova gestão buscou o ex-prefeito Gutim para serem iniciadas as reuniões de transição, mas nada foi feito. Ele diz que uma semana após a vitória nas eleições, foi enviado um ofício ao ex-prefeito com os nomes da equipe de transição, porém Thales não obteve retorno.

“Esse ofício não foi respondido e também não foi publicado por parte do prefeito no Diário Oficial, porque o prefeito teria que montar a equipe dele e publicar as duas equipes. No dia 21 de dezembro, eles publicaram no Diário Oficial, mas não teve o encontro, a transição propriamente dita”, denunciou o prefeito.

Thales informou que foi empossado nesta sexta-feira (01), e até o momento da posse não tinha acesso às informações com relação aos dados da prefeitura. Após a solenidade, o prefeito então iniciou uma visitação à alguns pontos públicos da cidade. O primeiro ponto foi a prefeitura, mas sem acesso às chaves, o prefeito não conseguiu entrar no prédio.

Em seguida, Thales se deslocou ao posto do SAMU, que também estava fechado. Logo após, ele seguiu em direção à Unidade Mista de Saúde de Paes Landim e solicitou um diálogo com a direção. No entanto, o prefeito denunciou que não foi recebido pelas autoridades do hospital.

Manifestação

Segundo relatou o prefeito Thales, a Unidade Mista de Saúde é um hospital que em 2007 foi municipalizado, ou seja, a partir de então pertencia ao município. Ele disse que o objetivo da conversa era entender se o hospital permanecia sob direção da prefeitura.

“Eu disse que precisava falar com direção para saber o que acontece em relação ao hospital, se continua municipalizado ou se foi entregue ao estado. Ela [uma técnica em enfermagem] disse que não iria nos receber e tentou expulsar a gente de lá. Eu disse também que não iria sair até receber informações”, detalhou.

O prefeito afirmou ainda que além do hospital, a estrutura material que lá continha, também pertence à prefeitura.

Após a recusa por parte da direção da unidade de saúde, algumas pessoas se reuniram juntamente com o prefeito Thales na frente do local e iniciaram um protesto. “Queremos saúde!”, gritavam os manifestantes.

Após o início das manifestações, enfermeiras informaram ao prefeito que iriam acionar a direção do hospital para eles conversaram. No entanto, o prefeito disse que a direção foi até hospital, mas não o recebeu, pois não tinha as documentações necessárias para dar as explicações.

Por fim, Thales tomou conhecimento que a unidade de saúde foi devolvida ao Estado.

Foto: Bárbara Rodrigues/GP1Gutemberg Moura, o Gutim, prefeito de Paes Landim
Gutemberg Moura, o Gutim, ex-prefeito de Paes Landim

O prefeito eleito Thales Marques afirmou que o ex-prefeito, Gutemberg Moura, é primo do atual governador, Wellington Dias, e que acredita que a devolução do hospital ao estado, tenha ocorrido devido à interesses familiares, no que diz respeito a inserção do ex-prefeito à algum setor do hospital.

Transição

Ao fim da conversa, o prefeito Thales Marques afirmou que depois da manifestação, o ex-prefeito Gutim informou que iniciará o processo de transição. Porém, até o momento, ele não teve acesso as chaves da prefeitura.

Outro lado

O GP1 não conseguiu localizar o ex-prefeito Gutemberg Moura.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.