Fechar
GP1

Piauí

Saad revitaliza espaços públicos na zona norte de Teresina

Atualmente, mais de 20 praças foram revitalizadas ao longo do ano de 2021 na zona norte.

A superintendente da SAAD Norte, Ana Paula Santana, fez uma retrospectiva de sua gestão ao longo do ano de 2021. De acordo com ela, desde o princípio a gestão foi focada em reorganizar a estrutura administrativa e tocar as obras e ações que estavam paralisadas.

“Quando assumimos a gestão fomos tratar de nos inteirarmos sobre todas as obras, arrumar a casa, procurar o que estava dificultando o andamento dos serviços e dar continuidade na prestação dos serviços sem prejudicar a população. Tratamos de buscar os servidores para mantermos um diálogo e com uma equipe técnica e qualificada, assumimos os trabalhos e demos continuidade. Mesmo com todo o empenho que tivemos desde o primeiro dia, algumas situações retardaram a prestação de alguns serviços e a continuidade de algumas obras. Uma das dificuldades, foi a divisão da SAAD Norte e SAAD Centro. A partir do momento em que o prefeito sentiu a necessidade de dividir, todo o trâmite burocrático fez com que passássemos a iniciar do zero os contratos, e reorganizar toda a estrutura administrativa da SAAD Norte”, disse a gestora.

Foto: Alef Leão/GP1Ana Paula Santana
Ana Paula Santana

Com a divisão, a SAAD Norte passou a administrar os serviços em apenas 20 bairros, incluindo aí uma série de vilas. Desde então, a gestão passou a trabalhar com foco nesses locais específicos, o que deu oportunidades de desenvolver o trabalho de forma mais objetiva.

“Atuamos com uma equipe técnica muito bem preparada e organizada. Temos uma equipe de planejamento que atua na organização dos projetos. Temos a equipe da GSU que atua na limpeza pública, da GOS que atua na execução de obras; equipe de urbanismo, de fiscalização e habitação. Hoje temos uma SAAD estruturada, organizada e que trabalha com planejamento estratégico. Mensalmente realizamos reuniões com todos os gerentes e nosso corpo técnico, para que possamos avaliar os serviços e planejar as ações, de curto, médio e longo prazo. Quase que diariamente temos também reuniões com o prefeito, para alinhamento dos projetos e execução das ações”, explicou.

RETOMADA DE OBRAS

Vencida a etapa burocrática, da divisão da SAAD, a gestão a trabalhar a retomada de muitas obras estruturantes que estavam paralisadas, ou por conta da pandemia ou pela burocracia imposta pelo processo legal de criação de novo CNPJ ou atualização de financiamentos.

“Hoje estamos com uma série de obras sendo tocadas, mas destaco aqui especialmente o Canal de Águas Pluviais do Mocambinho, uma importantíssima obra que está sendo urbanizada e levará mais segurança para aquela população e também a Ponte da UFPI, que está sendo relicitada e vai desafogar o trânsito em importantes vias da zona Leste, como a Presidente Kennedy e a Nossa Senhora de Fátima, ligando àquela região à zona Norte de Teresina”, detalhou.

REVITALIZAÇÕES

Um dos mais importantes serviços que está sendo executado e que não parou em momento algum, foi a revitalização e manutenção de espaços públicos. Atualmente, mais de 20 praças foram revitalizadas ao longo do ano de 2021, como a Praça do Itaperu, Parque Brasil, Parque Firmino Filho, Praça da Bíblia, Praça do Aroeiras, Nova Teresina, entre outros.

No total, a SAAD Norte também realizou a abertura e fechou canaletas em 21 pontos pela região. Ainda em relação a reformas de galerias foram executadas 17. Reparos em pavimentação foram executados 1.400m2. Já manutenções em prédios públicos foram 17.

“Nesse tocante, temos o Projeto ‘Essa Praça é Sua’, onde revitalizamos e entregamos uma praça a cada 15 dias para a comunidade. É um trabalho que não parou e continuamos desenvolvendo mesmo com as dificuldades impostas. Nossas equipes zonais também não pararam. Diariamente temos equipes em diversos bairros, realizando a manutenção de sarjetas e canaletas, facilitando assim, o esgotamento sanitário e o tráfego de pedestres e veículos. Os quatro cemitérios que estão sob gerência da SAAD Norte (Poty Velho, Santa Maria da Codipi, Santa Maria das Vassouras e Buenos Aires) e também passarão por uma ampla reformulação, incluindo padronização, organização e acessibilidade”, garantiu.

LIMPEZA PÚBLICA

A SAAD Norte possui atualmente cerca de 150 homens trabalhando diariamente nas ruas da zona Norte de Teresina, realizando serviços de capina, poda alta e baixa e o transbordo, limpeza e retirada de entulho de todas as ações todos os dias da semana.

“Mensalmente limpamos algo em torno de 50 quilômetros de ruas e avenidas. É um trabalho que buscamos intensificar, solicitando sempre mais equipes e trabalhando também de forma paliativa. Quando recebemos alguma reclamação ou solicitação, buscamos atender de forma emergencial. É um trabalho que contribui muito com o bem-estar social e com a vida do teresinense”, finalizou a superintendente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.