GP1

Piauí

ATI atrasa declaração de rendimento à servidores públicos

O prazo de entrega do documento, que é necessário para declarar imposto de renda, era até a última sexta-feira, 27 de fevereiro.

Servidores públicos procuraram o GP1 na manhã desta terça-feira (02) para denunciar sobre o atraso da entrega da declaração de rendimento de trabalho pela Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI). O documento é necessário para declarar imposto de renda.

Um servidor público estadual que não quis ser identificado explicou a nossa reportagem que o prazo previsto por lei para a entrega deste documento era até o dia 26 de fevereiro, na última sexta-feira. No entanto, a documentação não foi disponibilizada pela ATI.

Nesta segunda-feira, 1º de março, foi iniciado o prazo para declaração de imposto de renda 2021, mas para isso é necessária a documentação solicitada pelos servidores. De acordo com ele, os servidores vêm buscando contato com a Agência de Tecnologia da Informação, mas não obtêm respostas.

“Sexta-feira foi o último dia de prazo que os entregadores tinham para disponibilizar aos funcionários a declaração de rendimento, desde esse dia que eu estou tentando entrar em contato com a ATI, porque já era pra o documento estar no site, e não consigo”, disse.

O servidor teme que o atraso possa prejudicar os servidores no processo de declaração de imposto de renda. “O Governo do Estado não liberou essa documentação e nós sendo totalmente prejudicados, porque se você recebe logo no início [a declaração do imposto], como nós somos orientados pelos contadores, você vai receber logo nos primeiros lotes, sem a declaração do rendimento nós vamos ficar prejudicados”, explicou.

Ainda conforme o denunciante, o maior impasse é a comunicação. Ele afirmou que por varias vezes buscou a ATI e não consegue contato e, segundo ele, chegou a ser ignorado durante uma ligação. “Eu já tentei o contato e eles não atendem, e quando consegui e pedi as informações sobre a documentação, eles simplesmente desligaram o telefone”, lamentou.

O que diz a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí

O GP1 buscou a Agência de Tecnologia da Informação do estado do Piauí (ATI-PI), nesta terça-feira (02). Segundo a assessoria, a ATI está implantando um novo sistema, que está passando por manuntenções, e estará disponível até o próximo dia 10 para consulta.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2021 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.