Fechar
GP1

Piauí

Desembargador Ribamar Oliveira bloqueia R$ 30 milhões do Governo

A decisão foi dada no dia 26 de janeiro e cumprida na última quarta-feira (02).

O desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, determinou o bloqueio de R$ 30.862.948,20 (trinta milhões, oitocentos e sessenta e dois mil, novecentos e quarenta e oito reais e vinte centavos) da conta única do Governo do Estado para pagamento dos valores mensais de precatórios. A decisão foi dada no dia 26 de janeiro e cumprida na última quarta-feira (02).

O valor bloqueado é referente aos aportes mensais de outubro, novembro e dezembro de 2021.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Desembargador Ribamar Oliveira
Desembargador Ribamar Oliveira

Segundo o desembargador, é imposição constitucional a adoção das medidas garantidoras do cumprimento do plano de pagamento do regime especial, para assegurar a gradual e integral satisfação dos direitos dos credores, sob pena de omissão sujeita à responsabilidade do órgão gestor.

“Portanto, por não ter o Estado do Piauí depositado na conta especial de precatórios os aportes mensais de Outubro, Novembro e Dezembro do exercício de 2021, mostra-se imperiosa a realização de sequestro nas contas do ente, o qual deverá abarcar os valores vencidos e os que se vencerem até a realização do bloqueio”, diz a decisão.

O bloqueio foi efetivado por meio do sistema SISBAJUD, plataforma eletrônica que interliga a Justiça ao Banco Central e as instituições financeiras com a finalidade de dar maior celeridade às solicitações de informações e envio de ordem de bloqueios de valores, pelo Juiz Auxiliar da Presidência, Edvaldo de Sousa Rebouças Neto, vinculado à Coordenadoria de Precatórios.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.