Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias vai discutir mudança do ICMS com governadores dia 22

O chefe do executivo piauiense é um dos que defendem a ação no STF contra a lei do ICMS único.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT) e demais chefes dos estados vão realizar uma reunião na próxima terça-feira, 22 de março, em Brasília (DF), para discutir a tributação dos combustíveis. Os governadores podem entrar com uma ação do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei do ICMS único.

O chefe do executivo piauiense é um dos que defendem a ação no STF. Além disso, a medida defendida por Wellington Dias para redução dos preços dos combustíveis é o plano de contingenciamento na Petrobras, para suportar as altas do mercado internacional.

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

Além da política de preços de combustíveis, a segunda pauta referente ao encontro dos governadores será a flexibilização de medidas sanitárias da pandemia da covid-19.

Projeto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro

No último dia 12 de março, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a Lei Complementar que simplifica a cobrança do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que incide nos combustíveis. O ICMS único também valerá para o gás natural e para a querosene de aviação.

O texto sancionado determina que a cobrança do ICMS ocorra sobre o preço na refinaria ou no balcão de importação, quando o combustível vier do exterior. Os novos valores ainda serão definidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, que reúne os secretários da área econômica de todos os estados e do Distrito Federal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.