Fechar
GP1

Piauí

Ministério Público no Piauí abre nova investigação contra o bilionário Ricardo Faria

O investigado é dono da Fazenda Ipê, com 35 mil hectares, localizada em Baixa Grande do Ribeiro.

O empresário e fazendeiro bilionário Ricardo Castellar de Faria, dono da Granja Faria, está sendo alvo do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Piauí pela segunda vez, em inquérito que investiga denúncias de supostas irregularidades trabalhistas. A portaria foi instaurada pela procuradora do Trabalho Jeane Carvalho de Araújo Colares, no último dia 21 de setembro. Faria é proprietário da Fazenda Ipê, com 35 mil hectares, localizada no município de Baixa Grande do Ribeiro.

Ao abrir a investigação, a procuradora considerou a legitimidade do Ministério Público do Trabalho para instaurar inquérito civil e ajuizar ação civil pública em defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais constitucionalmente garantidos no âmbito das relações de trabalho.

Foto: Clauber Cléber Caetano/Presidência da RepúblicaEmpresário Ricardo Faria
Empresário Ricardo Faria

A investigação visa apurar denúncias relacionadas a jornada de trabalho de funcionários, ausência de descanso semanal e também averiguar os pagamentos das remunerações e benefícios dos colaboradores, como horas extras.

Alvo de outra investigação

Em abril deste ano, a procuradora Jeane Carvalho de Araújo Colares já tinha determinado abertura de inquérito contra Ricardo Faria. A investigação tinha como objetivo apurar a extinção de contratos individuais de trabalho e de pagamentos e denúncias trabalhistas de atrasos ou falta de pagamento das verbas rescisórias, bem como irregularidades relacionadas a remuneração e benefícios dos trabalhadores.

Faturamento bilionário

Segundo a revista Forbes, a Granja Faria anunciou em junho a compra da Katayama Alimentos, de Gilson Katayama, com sede em Guararapes (SP). Com isso, o empresário Ricardo Faria pode encerrar 2023 com uma receita líquida de R$ 2,6 bilhões a R$ 3 bilhões.

Já a produção de ovos da companhia, deve passar de 13 milhões para 16 milhões de unidades por dia.

Outro lado

O empresário Ricardo Castellar de Faria não foi localizado pelo GP1. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.