Fechar
GP1

Piauí

Mais de 12 mil estudantes piauienses farão a 2ª fase da Obmep neste sábado

Os alunos da Rede Pública Estadual que farão a 2ª fase, tiveram uma preparação através do Seduc Olímpica.

As provas da segunda fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) serão realizadas neste sábado (7), às 14h30 (horário de Brasília), em todo o país. No Piauí, 12.403 estudantes classificados na primeira fase estão aptos a participar da prova.

Os alunos da Rede Pública Estadual que farão a segunda fase, tiveram uma preparação exclusiva e inédita promovida pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) com as ações do projeto Seduc Olímpica.

Foto: Divulgação/AscomMais de 12 mil estudantes piauienses farão as provas da 2ª fase da Obmep neste sábado
Mais de 12 mil estudantes piauienses farão as provas da 2ª fase da Obmep neste sábado

Rômulo Guilherme Amorim, de 17 anos, é estudante da 3ª Série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Raldir Cavalcante Bastos, localizado na zona sudeste de Teresina. O estudante fará a prova da segunda fase da Obmep e participou da preparação organizada pela Seduc por meio das aulas on-line do Canal Educação e da Jornada Especial da Matemática, que ocorreu em agosto na capital.

Medalhista de prata no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), Rômulo conta que se sente confiante para a realização da prova após ter vivenciado uma preparação especializada ofertada pelo Governo do Piauí, por meio do projeto Seduc Olímpica.

“É uma experiência única, é muito interessante poder viver isso porque agrega bastante para a nossa carreira acadêmica porque desenvolve várias habilidades que vão além dos conhecimentos matemáticos. Durante as aulas preparatórias da Jornada Especial da Matemática, dos encontros com os professores e das aulas virtuais do Canal Educação, ampliamos nossa visão para aplicar os aprendizados em nossa vida. Esse suporte com aulas de reforço, sem dúvida, faz com que tenhamos mais confiança para gerenciar o tempo e responder as questões com mais eficácia. Quero dar o máximo de mim e tentar aplicar tudo que aprendi”, comenta o estudante.

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, o projeto Seduc Olímpica tem cumprido um importante papel na preparação dos estudantes. “Com o Seduc Olímpica temos visto muitos dos nossos estudantes se destacando em olimpíadas. Queremos cada vez mais inspirar os nossos jovens para que, nos anos seguintes, o protagonismo dos nossos estudantes seja ainda maior, com mais conquistas e resultados positivos”, acrescenta Bandeira.

A prova da segunda fase da Obmep é composta de seis questões discursivas. Os alunos terão três horas para completar a prova. A organização da Obmep recomenda que os estudantes cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao local de aplicação, apresentando um documento de identificação legível (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar). A prova pode ser feita a lápis ou à caneta esferográfica azul ou preta. A divulgação dos premiados será em 20 de dezembro deste ano.

Mais de 840 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil farão a prova a partir das 14h30, no horário de Brasília. Em sua 18ª edição, mais de 18,3 milhões de alunos de todas as regiões do país participaram da prova da primeira fase da Obmep, em maio.

Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou, nesta edição, 99,87% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.