Fechar
GP1

Piauí

Agricultores familiares de Teresina comemoram venda da produção

Secretaria de Estado da Agricultura Familiar promoveu o Projeto Quitanda que contou com doze produtores.

Muitas hortaliças, frutas, mel, cajuína e diversos outros produtos oriundos do trabalho de agricultores familiares da zona rural de Teresina foram comercializados na manhã deste domingo (7), na Feirinha Verde, que aconteceu no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O Projeto Quitanda faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar. De acordo com Rejane Tavares, secretária da Agricultura Familiar (SAF), a variedade de produtos na feira demonstra a capacidade produtiva de agricultores familiares do entorno de Teresina.

“Contamos hoje com doze produtores em diversas comunidades aqui no entorno de Teresina, do cinturão verde, que trouxeram seus produtos, uma diversidade muito grande, tem feijão, macaxeira, galinha caipira, frutas, verduras, o que mostra a capacidade produtiva aqui do entorno de Teresina”, disse a secretária.

A feira possibilita a comercialização dos produtos cultivados pelos agricultores e garante renda aos produtores. E tem o reconhecimento de quem expõe. É o caso da Adriana Frota, presidente de uma cooperativa de produtores que cultivam diversos produtos de base agroecológica: a Cooperativa Agropecuária do Entre Rios (COORIOS). Ela conta que considera a feira um importante instrumento para divulgar as produções feitas pelos cooperados.

“Produzir não é difícil e essa feira aqui proporciona para a gente vender os produtos, que eles sejam conhecidos e comercializados”, disse a agricultora.

Reconhecimento que vem também de quem compra o produto de origem da agricultura familiar. Os professores Ailton Cerqueira e Lilian Menezes visitaram a feira e compraram verduras e hortaliças. Para Ailton, são produtos diferenciados e que são importantes para uma alimentação saudável.

“Existem produtos aqui que são únicos na região, produtos diferenciados que a gente imagina ser mais saudável e acaba sendo uma experiência para ajudar os pequenos agricultores”, lembrou.

A próxima edição da feira, que é quinzenal, está marcada para o dia 21 de maio. “Esse espaço vai ser um espaço fixo da agricultura familiar, na Feirinha Verde. No próximo dia 21 temos mais uma edição e, certamente, contaremos com muito mais produtores aqui do entorno de Teresina”, finalizou a secretária Rejane Tavares.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.