Fechar
GP1

Piauí

Ônibus Lilás faz atendimento psicossocial na Cacimba Velha em Teresina

A Caravana Marias da Terra é um projeto executado pelo coletivo Trupe de Mulheres Esperança Garcia.

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) participou do encerramento da Caravana Marias da Terra, nesse sábado (17), ocasião em que ofereceu atendimento psicossocial para as mulheres da comunidade rural Cacimba Velha, por meio do Ônibus Lilás. Estiveram presentes no evento autoridades e lideranças locais, além de representantes da Defensoria Pública do Estado, que prestaram atendimento jurídico às mulheres, e de outros órgãos, como a Secretaria Municipal de Mulheres e o Tribunal de Justiça.

A diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Sempi, Ana Cleide Nascimento, destacou a importância do poder público chegar às comunidades rurais ou mais afastadas dos grandes centros urbanos. “Já realizamos ação, por meio do projeto Dignidade Menstrual, na Cacimba Velha. Hoje, retornamos com o Ônibus Lilás para darmos orientações. Os dados de 2023 é que 15 mulheres no Piauí foram vítimas de feminicídio. A maioria tem acontecido no interior do estado, em comunidades mais afastadas. Então, esse tipo de serviço, informativo e preventivo, se faz essencial no enfrentamento à violência contra a mulher”, disse Ana Cleide.

Foto: Divulgação/AscomÔnibus Lilás faz atendimento psicossocial na Cacimba Velha
Ônibus Lilás faz atendimento psicossocial na Cacimba Velha

A Caravana Marias da Terra é um projeto executado pelo coletivo Trupe de Mulheres Esperança Garcia, que percorreu comunidades rurais de diversos municípios do Piauí, levando teatro e informação para as mulheres do campo. Após a exibição do espetáculo “Marias da Terra: as palhaças agricultoras”, o grupo fez uma roda de conversa com as mulheres da comunidade.

“Os territórios percorridos foram de fato lugares onde encontramos solo fértil para trabalharmos essas temáticas, usando o teatro e a palhaçaria, como linguagem lúdica para abrir o espaço para a ‘Conversa de Terreiro’, momento em que trazemos reflexões, fazemos levantamentos e construímos um canal de diálogo e de escuta para as demandas da comunidade. Percorrer essas comunidades nos deu uma noção do quanto esse projeto é eficaz e o quanto ele precisa ser multiplicado, sejam quais forem as suas bandeiras de luta”, disse Thalita do Monte, uma das integrantes da Trupe de Mulheres Esperança Garcia.

A Caravana das Marias durou cerca de três meses. Dentre os municípios percorridos pelo grupo estão Teresina, José de Freitas, Altos, Campo Maior, Monsenhor Gil e Demerval Lobão. “Em todos os lugares, encontramos pessoas de coração aberto. Elas abriram o coração para o nosso grupo, quando abriram seus quintais e seus terreiros, nos mostrando suas produções locais. Costumamos dizer que a lona do circo era o céu, a sombra das árvores e o picadeiro eram os terreiros bem varridos. Acho que o ponto mais marcante foi esse: o acolhimento. Sermos recebidas por mulheres fortalecidas entre si, mulheres da comunidade que representam um sentido de coletividade, de continuidade dos trabalhos que aquela comunidade vivencia, produz e reproduz, e dos saberes também”, destacou Thalita.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.