Fechar
GP1

Piauí

Piauí tem menor taxa de mortes violentas do Norte-Nordeste, aponta levantamento

Os dados foram divulgados na quinta-feira (20), na 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

De acordo com dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado na última quinta-feira (20), o Piauí é o estado com a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) do Norte-Nordeste e ocupa a 8ª posição no país.

O gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado, delegado João Marcelo Brasileiro, destaca que no ano de 2022, o Piauí foi o segundo estado com menos homicídios do país.

Foto: Divulgação/Ascom Segurança PiauíPiauí tem a menor taxa de mortes violentas da região Norte-Nordeste
Piauí tem a menor taxa de mortes violentas da região Norte-Nordeste

“O Piauí vive em torno de estados do Norte e Nordeste que têm uma configuração da violência muito parecida com a nossa. Então, garantir que o estado tenha a menor taxa de crimes letais dessas regiões é um ponto muito positivo, mostra o resultado de um trabalho desempenhado ao longo de um ano, com base em dados coletados e produzidos de forma fidedigna. Estamos avançando e os números provam que estamos desempenhando um trabalho de excelência”, pontuou o gerente.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, estão sendo montadas ações estratégicas para redução dos índices de criminalidade em todo o Estado.

“A Segurança passa por uma reestruturação com o aumento no número do efetivo de policiais militares e civis, fortalecimento de investimentos em inteligência, viaturas e equipamentos para as forças policiais. Os impactos do fortalecimento das instituições de segurança resultam na redução nas mortes violentas intencionais e nos crimes violentos patrimoniais”, ressaltou Chico Lucas.

O perfil das vítimas se mantém muito parecido nas últimas edições do Anuário. Em média, 91,4% das mortes violentas intencionais vitimam homens, enquanto 8,6% vitimam mulheres. Este percentual varia de acordo com a ocorrência.

Parnaíba

Apesar de o Piauí figurar na 8ª posição do ranking de menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI), quando o recorte é feito por cidades, o município de Parnaíba aparece como o 38º mais violento do país.

A cidade teve 6,3 mortes violentas a cada grupo de 100 mil habitantes no ano de 2022.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.