Fechar
GP1

Piauí

Piauí registra 476 casos prováveis de dengue e Brasil chega a 62 mortes

Segundo os dados do Ministério da Saúde, o Piauí destaca-se sem nenhuma morte confirmada até o momento.

O Brasil enfrenta um aumento alarmante nos casos de dengue em 2024, com 408 mil casos prováveis, 62 mortes confirmadas em todo o país, segundo dados do Ministério da Saúde. Em contrapartida, o estado do Piauí destaca-se com somente 476 casos prováveis de dengue e sem nenhuma morte confirmada até o momento.

Situação no Piauí

O Piauí registrou uma queda significativa nos casos de dengue e chikungunya nas primeiras quatro semanas de 2024, com uma diminuição de 33,8% nos casos de dengue. De 251 no mesmo período do ano passado para 166 este ano. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi).

Foto: Divulgação/AscomMosquito da dengue
Mosquito da dengue

Teresina lidera a lista de municípios piauienses com o maior número de casos prováveis de dengue em 2024, com 123 notificações. As cidades de Currais (58), Bom Jesus (48), Ribeiro Gonçalves (11) e Parnaíba (10) seguem na lista.

As mulheres representam a maioria dos registros, totalizando 56%, enquanto os homens correspondem a 44%.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou o Calendário Eco Epidemiológico no dia 02 de fevereiro, como nova ferramenta para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. O lançamento aconteceu no auditório da sede da FMS, na Rua Governador Artur de Vasconcelos, bairro Aeroporto, zona norte de Teresina.

Foto: Alef Leão/ GP1Lançamento do Calendário Ecoepidemiológico
Lançamento do Calendário Ecoepidemiológico

Situação a nível nacional

O Distrito Federal lidera, com mais de 1.700 casos por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás. Em termos absolutos, Minas Gerais é o estado mais afetado, com mais de 143 mil casos registrados, seguido por São Paulo, Distrito Federal e Paraná. Por outro lado, Piauí e Paraíba registram menos casos.

O número de mortes manteve-se estável em comparação com o ano anterior, mas os casos graves mais do que triplicaram.

Nos primeiros cinco meses de 2024, foram registrados quase 4.600 casos graves, em contraste com os 1.355 casos no mesmo período de 2023. Esses dados destacam a urgência de medidas preventivas e de controle para conter a propagação da dengue no país.

Medidas preventivas e recomendações do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde reforça, novamente, que este é o momento de intensificar a prevenção, o cuidado e agir conjuntamente com governadores, prefeitos e toda sociedade para a eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue.

Algumas medidas importantes incluem manter a caixa d’água bem fechada, colocar areia nos vasos de plantas, amarrar bem os sacos de lixo, limpar as calhas, guardar pneus em locais cobertos, não acumular sucata e entulho, esvaziar recipientes que possam acumular água e receber bem os agentes de saúde e de endemias.

Foto: Alef Leão/GP1Água acumulada em praça pode virar foco do mosquito da dengue
Água acumulada em praça pode virar foco do mosquito da dengue

Recomenda-se procurar um serviço de saúde logo nos primeiros sintomas da dengue, como febre alta e dores no corpo.

Projeções, preparação do Ministério da Saúde e Vacina

O Ministério da Saúde projetou que o Brasil pode chegar a 4,2 milhões de casos de dengue em 2024. A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a pasta se prepara para o pior cenário, que marcaria um recorde de casos da doença no país, mas que o trabalho vem sendo feito para evitar que essa situação aconteça.

“A estimativa do Ministério da Saúde é que a gente chegue a 4,2 milhões de casos [em 2024]. Nós nunca chegamos a esse número, por isso a preocupação. Nós também tememos pela pressão que isso pode acontecer no serviço de saúde. Por isso nós estamos nos preparando desde o ano passado”, afirmou a secretária.

A distribuição da vacina Qdenga iniciou-se em alguns estados para a campanha de imunização contra a doença no SUS, com o Distrito Federal e Goiás entre os primeiros a receberem as doses.

Foto: Divulgação/TakedaQDenga, a vacina contra a dengue chega ao Brasil e será aplicada através do SUS
QDenga, a vacina contra a dengue chega ao Brasil e será aplicada através do SUS

A distribuição da vacina Qdenga iniciou em alguns estados para a primeira parte dos municípios selecionados para a campanha de imunização contra a doença no SUS. O lote inicial de vacinas, com 712 mil doses, será enviado aos seguintes estados, contemplando 315 municípios: DF, GO, BA, AC, PB, RN, MS, AM, SP e MA.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.