Fechar
GP1

Piauí

Juiz solta acusado de tráfico internacional preso com 108 kg de cocaína no Piauí

Decisão foi proferida pelo juiz Agliberto Gomes Machado, que impôs pagamento de R$ 6 mil de fiança.

O juiz Agliberto Gomes Machado, da 3ª Vara da Seção Judiciária da Justiça Federal do Piauí, concedeu liberdade provisória sob pagamento de fiança, no último dia 9 de fevereiro, ao motorista de caminhão Sebastião Lemes Roriz Silva, preso pela Polícia Federal no Rodoanel de Teresina, com 108kg de cocaína. O caminhoneiro é investigado por participar de um esquema internacional de tráfico de drogas, liderado pelo piauiense Antônio Carlos da Silva Coelho, também alvo da PF na Operação Transloading em dezembro de 2023.

Nos autos, o magistrado pontuou que não existem motivos atuais que façam a liberdade do acusado ser considerada um risco à ordem pública. Além disso, o juiz argumentou que desde o final de 2023, Sebastião Lemes tem se mostrado comprometido com o cumprimento de medidas cautelares.

Foto: ReproduçãoSebastião Lemes Roriz Silva
Sebastião Lemes Roriz Silva

“Assim, tenho que não há motivos atuais, concretos e idôneos de que, uma vez em liberdade, possa o postulante frustrar a aplicação da lei penal ou a sua soltura represente algum perigo à sociedade ou risco à manutenção da ordem pública, até porque, como destacado, ao final de 2023 já vinha demonstrando comprometimento com o cumprimento das medidas cautelares determinadas em juízo. Portanto, revendo meu posicionamento anterior, tenho como não subsistente razão para manutenção da sua prisão preventiva”, destacou o magistrado.

Para a soltura, o juiz determinou o pagamento de fiança de R$ 6 mil e medidas cautelares, como: comparecer a todos os atos do processo penal para os quais for intimado; manter atualizado o endereço residencial e não mudar de residência sem prévia comunicação ao Juízo processante e não se ausentar da cidade de Gama (DF) por mais de 30 dias sem prévia autorização.

Prisão

Sebastião Lemes Roriz Silva, 44 anos, foi preso pela Polícia Federal no dia 8 de maio de 2023, acusado de transportar 108 kg de cocaína do estado de Goiás a Teresina. A prisão aconteceu após os policiais federais receberem uma denúncia anônima sobre um caminhão que estaria transportando drogas para a capital piauiense.

Desse modo, os policiais montaram uma equipe para tentar localizar e interceptar o veículo. Quando aconteceu a abordagem, Sebastião Lemes demonstrou nervosismo e alegou que transportava uma carga de esponjas de aço. Entretanto, durante a busca veicular, foram encontrados 100 tabletes de cocaína.

A investigação da PF também apontou que Sebastião foi recrutado pelo Núcleo logístico de transporte de uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas e armas, liderada pelo Antônio Carlos da Silva Coelho, mais conhecido como “Carlinhos Piauí”.

Os chefes do núcleo de transporte eram Ronicleiton Viera Damas e sua esposa Divina Glória de Sousa, residentes em Goiânia (GO). Eles seriam responsáveis por arregimentar motoristas de caminhão para transportar o entorpecente no território nacional até os mercados consumidores localizados no Piauí, Maranhão e Ceará. Um dos caminhoneiros recrutados foi Sebastião Lemes Roriz Silva.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.