Fechar
GP1

Piauí

Secretaria de Segurança devolve mais de 400 celulares roubados no Piauí; saiba como receber

Ao GP1, o delegado Matheus Zanatta falou sobre a ação e explicou como recuperar o aparelho eletrônico.

Divulgação/ Ascom 1 / 9 Celulares recuperados Celulares recuperados
Divulgação/ Ascom 2 / 9 Matheus Zanatta Matheus Zanatta
Divulgação/ Ascom 3 / 9 Secretaria de Segurança Pública do Piauí Secretaria de Segurança Pública do Piauí
Divulgação/ Ascom 4 / 9 Mais de 400 celulares foram recuperados Mais de 400 celulares foram recuperados
Divulgação/ Ascom 5 / 9 O delegado explicou como restituir o celular roubado O delegado explicou como restituir o celular roubado
Divulgação/ Ascom 6 / 9 Devolução de celulares à seus proprietários Devolução de celulares à seus proprietários
Divulgação/ Ascom 7 / 9 O número de celulares roubados diminuiu em 2024 O número de celulares roubados diminuiu em 2024
Divulgação/ Ascom 8 / 9 Pessoa com o celular recuperado Pessoa com o celular recuperado
Divulgação/ Ascom 9 / 9 40% dos furtos de celulares foram reduzidos em 2024 40% dos furtos de celulares foram reduzidos em 2024

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI) restituiu, em apenas dois dias, 442 aparelhos celulares para as vítimas de furto ou roubo no estado.

Em entrevista ao GP1, o delegado Matheus Zanatta, que coordena a Superintendência de Operações Integradas, destacou que a ação é inédita no Brasil e o número total de aparelhos a serem restituídos é de 1.008, que serão devolvidos aos verdadeiros donos. Ele explicou o resultado final, que corresponde à devolução dos aparelhos celulares aos reais proprietários, faz parte de um trabalho que se iniciou em 2023, na gestão do secretário de Segurança Chico Lucas, com o objetivo de sufocar, sobretudo, os crimes de roubo e furto, evitando danos maiores à população do Piauí.

“Em 2022, nós tivemos a subtração de 1 milhão de celulares no Brasil. Em comparação com 2021, houve um aumento de 17% de subtração de telefones no país. E por isso que essa nova gestão, do secretário Chico Lucas, colocou como a principal política pública da Secretaria de Segurança o enfrentamento ao roubo e furto de celulares. Então, para isso, nós criamos todo um projeto para esse foco de celular, que é pioneiro no Brasil. Esse projeto foi montado no início do ano de 2023, com três vieses. O primeiro viés são as blitzen, onde nós fizemos aquele trabalho de busca veicular, busca pessoal e, ao final, fizemos a verificação do IMEI. Em um único final de semana, nós conseguimos recuperar mais de 50 celulares roubados nas blitzen. O segundo viés são as intimações em massa, que nós disparamos via WhatsApp para pessoas que estão na posse dos celulares com restrição de furto ou roubo, com o intuito de elas estarem vindo aqui, na Superintendência de Operações, para estar entregando o celular. Somente no ano passado nós fizemos seis mil intimações e recuperamos 3.500 celulares”, explicou o superintendente Matheus Zanatta.

Foto: Lucas Dias/ GP1Delegado Zanatta
Delegado Zanatta

Operação Interditados

O terceiro viés desse projeto são as operações Interditados, que tem como alvo lojas físicas ou virtuais que fazem a receptação de celulares e a posterior revenda. Do ano passado até a presente data, 64 lojas foram alvos e tiveram suspensas as atividades econômicas, mais de 30 proprietários de lojas foram presos preventivamente, inclusive, atualmente, há alguns donos de loja presos. Semana passada nós tivemos a grande vitória, porque o primeiro proprietário de loja que foi alvo na Operação Interditados foi condenado pelo clima de receptação qualificada a uma pena de 3 anos e 8 meses de reclusão”, completou Matheus Zanatta.

Redução nos números de roubo de celulares

Em razão das ações desenvolvidas desde o início de 2023, o superintendente comemorou o resultado final que é, justamente, a devolução de aparelhos celulares roubados e furtados aos donos. De acordo com Zanatta, ao longo de 2023 houve uma redução no roubo e furto de celulares de 40% em Teresina. Já no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, o número atingiu 40% levando em consideração todo o estado do Piauí.

“Com todo esse projeto, até o final do ano de 2023 nós tivemos uma diminuição de 40% do número de roubo e furto de celulares em Teresina e 31% no número de roubos e furos de celulares no estado. Nesses três primeiros meses de 2024, em comparação com os três primeiros meses de 2023, nós já estamos com uma redução de 40% no número de roubos e furtos de celulares no estado. E nesses primeiros dias do mês de março, em comparação com o mesmo período de março do ano passado, nós já estamos com uma redução de 60% no número de roubos e furtos de celulares”, pontuou.

Foto: Lucas Dias/ GP1Zanatta coordena a Superintendência de Operações Integradas
Zanatta coordena a Superintendência de Operações Integradas

Restituição em massa

“Então, com esses três vieses, além de recuperamos celulares, desencadeamos uma outra ação, que é ação de restituição. No ano passado, tivemos algumas restituições em massa e, nessa última quarta e quinta-feira tivemos a restituição de quase 450 celulares. Nesses próximos dias, isso continuará de forma escalonada, com 50 celulares restituídos por dia”, destacou Matheus Zanatta.

Se a população teve seu celular roubado, qual procedimento deve fazer?

“Ele deve procurar, imediatamente, uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência. É fundamental que ele insira o IMEI do telefone, meio pelo qual a polícia fará o rastreamento. Além disso, também deve tomar precauções para não cair em golpe quando o celular for subtraído. Deve-se ligar, imediatamente, para o banco para que bloqueie qualquer movimentação bancária via aplicativo. Ligar para operadora para cancelar o chip físico. É por isso que sempre damos a dica de colocar chip virtual, que é muito mais seguro. Basta ir em qualquer operadora, pagando um valor pequeno de taxa. Também damos a dica de mudar as senhas das redes sociais e colocar senhas fortes. Com relação ao iPhone, se você tiver o celular subtraído, cuidado com os links falsos. Quando você resgata o seu chip, o criminoso manda um link falso para seu WhatsApp com a seguinte mensagem: o seu telefone foi localizado. O link é um site da Apple, mas falso. Nós também sempre pedimos ao cidadão piauiense que não compre celulares sem procedência, muito abaixo do valor de mercado, sem nota fiscal, sem caixa, porque senão você estará alimentando o furto de celulares, a prática de outros crimes mais graves como latrocínio e poderá ser responsabilizado pelo crime de receptação culposa ou dolosa”, finalizou o Superintendente de Operações Integradas, Matheus Zanatta.

Como restituir um celular roubado?

A Secretaria de Segurança lançou um edital, onde foram convocadas mil pessoas que possuíam celulares com restrição criminal. As pessoas devem ficar atentas ao edital de chamamento e as notificações recebidas via e-mail ou WhatsApp.

Os proprietários notificados devem comparecer à sede da Secretaria, na Rua Walfran Batista, nº 91, bairro São Cristóvão, munidos de documento de identificação, nota fiscal, caixa do aparelho e boletim de ocorrência.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.