Fechar
GP1

Piauí

Tribunal Regional Eleitoral conclui testes em urnas eletrônicas no Piauí

De acordo com o tribunal, a simulação resultou em 32.300 habilitações de eleitores.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí concluiu a participação no 17º Simulado Nacional de Hardware (SNH), procedimento que avalia o desempenho e a confiabilidade das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições. A atividade ocorreu entre os dias 6 e 24 de abril.

Durante o período, 25 pessoas, entre servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral, participaram dos testes coordenados pela Seção de Voto Informatizado e pelos cartórios eleitorais da capital. Ao todo, foram avaliadas 323 urnas eletrônicas de diferentes modelos, fabricadas nos anos de 2013, 2015, 2020 e 2022.

Foto: Alef Leão/GP1Urna eletrônica
Urna eletrônica

Segundo o tribunal, a simulação resultou em 32.300 habilitações de eleitores e no registro de 193.800 votos. Cada participante realizou seis votações, seguindo o mesmo fluxo adotado em uma eleição oficial.

Testes e procedimentos

O simulado incluiu etapas como a emissão da zerésima, habilitação do eleitor, registro dos votos, impressão do boletim de urna e transmissão dos dados ao Tribunal Superior Eleitoral.

Além disso, foram testados repetidamente os leitores biométricos e os dispositivos dos terminais do eleitor e do mesário, tanto físicos quanto sensíveis ao toque, para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o objetivo do procedimento é identificar possíveis falhas e assegurar que as urnas estejam aptas para uso, garantindo segurança, eficiência e transparência ao processo eleitoral. O TSE destaca que ações como essa são fundamentais para prevenir problemas que possam comprometer as eleições.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.