Fechar
GP1

Polícia

Teresina registra aumento nos números de homicídios em 2016

Do total de 360 homicídios registrados na capital, 109 ocorreram na zona Sul.

O Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) divulgou dados, nesta sexta-feira (27), da pesquisa anual do número de homicídios ocorridos no Piauí em 2016. De acordo com a pesquisa, a capital Teresina registrou um aumento em números de homicídios no ano de 2016 em relação ao ano anterior. Em 2015 a capital teve 360 mortes e em 2016 os índices aumentaram para 346.

O presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior, explica que o sindicato faz esse levantamento há alguns anos com o objetivo de informar a sociedade sobre a quantidade de homicídios, as taxas de violência e para oferecer suporte ao aparelho de segurança pública do Estado.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Constantino Junior Constantino Junior

“Se a gente for comparar o ano de 2015 com o ano de 2016, houve uma redução no estado de 6,11%. Na nossa avaliação o estado está mais presente, principalmente, no policiamento ostensivo, mas isso não significa dizer que devemos comemorar, porque nós tivemos 630 homicídios sendo 360 na capital e 311 no interior do estado”, disse o presidente.

Conforme Constantino, a grande motivação dessas mortes ainda é a relação da vítima com entorpecentes e a zona sul de Teresina é a mais perigosa. Do total de 360 homicídios registrados na capital, 109 ocorreram na zona Sul, a segunda com mais registros é a zona Norte, com 96 mortes, seguida das zonas Leste e Sudeste, com 78 e 47 mortes, respectivamente. Os demais números que complementam a pesquisa em Teresina fazem referência à zona rural da cidade.

“É necessário que o estado possa investir mais na estrutura da polícia. Tem muitos policiais se aposentando, precisamos de um calendário de concurso público para aumentar o efetivo da polícia, principalmente, no interior”, concluiu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.