Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juiz recebe denúncia contra acusados da morte do cabo Valdir

A decisão do juiz Washington Luiz Gonçalves Correia, titular da 8ª Vara Criminal de Teresina, é dessa segunda-feira (15).

O juiz Washington Luiz Gonçalves Correia, titular da 8ª Vara Criminal de Teresina, recebeu denúncia contra Wilberson Sousa da Silva, Regifran Marques Santos, Luis Jose de Oliveira Neto, Jose Soares Torres Neto, Juliano Kelson Mourão da Silva e José Ivaldo Firmino de Oliveira Júnior, acusados de envolvimento da morte do cabo Valdir Mendonça do Vale. A decisão é dessa segunda-feira (15).

Para receber a denúncia, o juiz considerou que estão presentes os requisitos do art. 41 do Código de Processo Penal e que não estão configuradas as circunstâncias do art. 395, também do Código de Processo Penal, “não sendo, pois, o caso de rejeição liminar da denúncia, dando o(s) réu(s) como incurso(s) nos dispositivos legais nela mencionados”.

O magistrado determinou ainda que os acusados sejam citados para responderem à acusação por escrito, no prazo de 10 dias, cientificando-o(s) de que, não apresentada a resposta no prazo legal, será nomeado defensor para oferecê-la.

Os acusados ainda deverão ser citados para requerem provas e arrolar testemunhas, devendo justificar sua relevância para o esclarecimento dos fatos e requererem expressamente a intimação das testemunhas, se for o caso. “No caso de serem arroladas testemunhas de mera conduta, de ouvir dizer, que não conhecem os fatos denunciados, bastam juntar declarações das mesmas”, diz trecho da decisão.

  • Foto: Facebook/Valdir do ValeCabo Valdir Cabo Valdir

Relembre o caso

O cabo da Polícia Militar, Valdir do Vale, foi assassinado com dois tiros, no dia 7 de março deste ano, na Avenida Jóquei Clube, em frente à faculdade Camilo Filho, na zona leste de Teresina.

O PM passava próximo a Clínica Ortomed, quando presenciou dois criminosos tentando realizar um assalto ao tesoureiro do estabelecimento. Ele perseguiu os suspeitos e trocou tiros com os bandidos. Cabo Valdir foi atingido com um tiro na perna e outro no peito.

Uma menor de idade, identificada pelas inicias V. N. P., de 17 anos, estagiária da Clínica Ortomed, foi apreendida no dia 8 de março, suspeita de ter repassado informações privilegiadas aos assaltantes, que realizaram um roubo que resultou na morte do policial militar.

De acordo com informações repassadas pelo tenente-coronel John Feitosa, diretor de comunicação da Polícia Militar, a estagiária confessou para polícia que aceitou a proposta de receber R$ 3.000,00, se o roubo do dinheiro da clínica desse certo.

Uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar prendeu duas pessoas acusadas de envolvimento na morte do cabo Valdir Mendonça do Vale. As prisões aconteceram dois dias depois do crime. Foram presos: Wilberson de Sousa Silva, de 27 anos de idade, em uma residência no bairro Monte Castelo, e Luis José de Oliveira Neto, de 34 anos, em um salão de beleza localizado na Avenida Nações Unidas.

Regifran Marques Santos e José Santos Torres Neto, o Zé Neto, foram presos em seguida. De acordo com informações do coordenador da Delegacia de Homicídios, delegado Barêtta, Regifran, que atuava clandestinamente como mototaxista, contou em depoimento à polícia, que foi convidado por Zé Neto para ajudar na fuga dos assaltantes após a ação.

Um último acusado de participação no crime, Juliano Kelson Mourão da Silva, se entregou na Delegacia de Homicídios em Timon e confessou ter atirado no policial.

A Polícia Civil divulgou imagens que registraram a ação dos criminosos durante o assalto.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.