Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia Civil cumpre mandados contra servidores da Prefeitura de Teresina

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão contra servidores, empresários e organizações privadas que recebiam recursos públicos do Município de Teresina.

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou na manhã desta terça-feira (22), a "Operação Tertium" com o objetivo de cumprir 12 mandados de busca e apreensão, cujos alvos principais são organizações privadas que receberam recursos públicos do Município de Teresina, além de servidores da Prefeitura.

O GP1 divulgou, com exclusividade, os nomes dos alvos da "Operação Tertium". Foram alvos de mandados de busca e apreensão as servidoras da Prefeitura de Teresina: a advogada Reginalda de Araújo Costa e a contadora Teresinha Alves dos Santos, ambas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de Edilene Bezerra, irmã do vereador Neto do Angelim.

Em entrevista exclusiva ao GP1, o delegado Ferdinando Martins revelou que o Instituto Piauí e Gestão, o Conselho Comunitário do Angelim e o Instituto Samara Sena são alvos da operação e que parlamentares têm envolvimento no esquema.

Segundo informações da Polícia Civil, existem indícios de que alguns projetos que recebiam recursos públicos da Prefeitura de Teresina não eram executados. Na investigação, a Polícia Civil verificou que apenas uma das organizações alvo da operação recebeu da prefeitura mais de R$ 1 milhão somente entre os anos de 2018 a 2020, sem dispor de qualquer capacidade técnica ou operacional.

Os projetos que estão sendo investigados nessa fase envolvem a Secretaria da Juventude, na época, na gestão do vereador Zé Filho. Atualmente, o secretário é Lucas Fortes.

Foto: Divulgação/Polícia CivilOperação Tertium
Operação Tertium

Um dos mandados foi cumprido no Poetic Condominuim, localizado na Rua Miguel Arcoverde, bairro Noivos, zona leste de Teresina. No local, as equipes apreenderam materiais que devem corroborar com as investigações em andamento.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, também existem indícios de que alguns servidores de órgãos do município facilitaram a liberação desses valores e ainda se beneficiaram com parte dos repasses. São alvos dos mandados de busca as residências de servidores públicos, empresários, algumas organizações da sociedade civil (OSCs) e outros particulares que integram a associação criminosa revelada.

A investigação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência (DINT), Depre, Greco, Delegacia de Homicídios e Auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

Durante a operação foram recolhidos celulares, documentos dos institutos, contadores, comprovantes de documentação bancária, vasto material que vincula essas pessoas a essa associação.

Operação Tertium

O nome da operação guarda relação com o denominado “terceiro setor”, o qual é formado por organizações privadas que executam atividades a partir de parcerias e ajustes firmados com o poder público.

Outro lado

A assessoria de comunicação do vereador Neto do Angelim enviou nota afirmando que Edilene Bezerra está em casa e se encontra a disposição dos órgãos de fiscalização.

Confira abaixo nota na íntegra:

A assessoria do vereador Neto do Angelim esclarece que Edilene Bezerra é assistente social, servidora pública e presta assessoria à entetidades sociais na elaboração de projetos e não na execução dos mesmos.

Edilene Bezerra está em casa e se encontra a disposição dos órgãos de fiscalização e controle no intuito de colaborar plenamente com a operação policial no esclarecimento dos fatos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.