Fechar
GP1

Polícia

Justiça manda trancar ação contra delegado Christian Mascarenhas

O julgamento pelo plenário virtual foi por unanimidade em dissonância com parecer do Ministério Público.

O Tribunal de Justiça do Piauí, através da 1ª Câmara Especializada Criminal, determinou o trancamento da ação penal contra o delegado de Policia Civil Christian Castro Mascarenhas acusado de prevaricação. O julgamento pelo plenário virtual foi por unanimidade em dissonância com o parecer do Ministério Público.

De acordo com a denúncia do promotor Rômulo Paulo Cordão, da 8ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, o delegado não teria retornado com informações solicitadas pelo Ministério Público sobre investigações realizadas contra empresas acusadas de crimes contra a ordem tributária.

Para os membros da Câmara Criminal, a caracterização do delito de prevaricação exige a conduta de deixar de realizar ato de ofício, retardar, procrastinar, ou fazê-lo contra disposição expressa de lei, com o intuito de satisfazer interesse ou sentimento pessoal (dolo específico), o que não ocorreu no caso.

Segundo o relator do habeas corpus, desembargador Edvaldo Moura, o descumprimento de dever funcional, isoladamente, configura suposto ato de improbidade administrativa ou ilícito administrativo, mas não configura, em si, ilícito penal.

Afirma que a petição inicial da ação penal é inepta, impondo a anulação do processo desde o início.

O julgamento foi finalizado no dia 21 de maio de 2021.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.