Fechar
GP1

Polícia

Roubos reduziram mais de 70% no Carnaval, diz Scheiwann Lopes

"Nós reduzimos os índices de criminalidades, os furtos e roubos em mais de 70%", disse o comandante da PM

Lucas Dias/ GP1 1 / 5 Scheiwann Lopes, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí Scheiwann Lopes, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí
Lucas Dias/ GP1 2 / 5 Coronel Scheiwann Lopes expôs que o número de mortes reduziram 45% em Teresina Coronel Scheiwann Lopes expôs que o número de mortes reduziram 45% em Teresina
Lucas Dias/ GP1 3 / 5 Delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko Delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko
Lucas Dias/ GP1 4 / 5 Luccy Keiko revelou que foram feitas 107 prisões em flagrantes e 22 armas apreendidas durante o Carnaval Luccy Keiko revelou que foram feitas 107 prisões em flagrantes e 22 armas apreendidas durante o Carnaval
Lucas Dias/ GP1 5 / 5 Os resultados da Operação Carnaval 2023 foram divulgados em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (23) Os resultados da Operação Carnaval 2023 foram divulgados em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (23)

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, destacou que o número de roubos reduziram mais de 70% durante o Carnaval de 2023 no Piauí. Ele ainda firmou que ocorreu uma redução nos índices de mortes violentas intencionais (MVIs) em Teresina. As estatísticas foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (23), durante entrevista à imprensa sobre o resultado da Operação Carnaval 2023.

Para Scheiwann Lopes, o planejamento feito pelas forças de segurança do estado e o reforço no contingente policial foram fundamentais para o resultado. "De forma geral, nossos índices foram altamente positivos. Sobretudo com a presença e reforço [ no policiamento] aumentando a sensação de segurança. As famílias piauienses, idosos, jovens, mulheres, crianças puderam comparecer aos bloquinhos, aos locais de festividade e puderam desfrutar de uma festa em paz e tranquilidade, por conta que nós reduzimos os índices de criminalidade. Sobretudo nas ocorrências, os furtos, os roubos, por exemplo, só em relação aos crimes contra o patrimônio, o roubo de celulares, de veículos, foram em mais de 70% de redução", destacou o comandante-geral da PM-PI.

Além disso, houve uma redução de 45% no número de mortes violentas intencionais (MVIs) em Teresina. "Nós temos algo em torno de 6 mil homens e empregamos 7.774 policiais porque nós dobramos e compramos a folga dos policiais. Colocamos mais de 2 mil viaturas entre carros e motos patrulhando as ruas em todo o estado do Piauí. Estivemos presente nos 224 municípios do Piauí e o que aconteceu? reduzimos em 70% o número de crimes contra o patrimônio e reduzimos inclusive o número de MVIs na capital, que reduziu em 45%. Ano passado tivemos cerca de 14 homicídios em todo o estado e neste ano foi o mesmo número, 14. Essas mortes são de pessoas envolvidas com o submundo do crime", ressaltou o comandante Scheiwann Lopes.

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, comentou que foram formalizados 107 autos de prisão em flagrante e apreendidas 22 armas de fogo durante o carnaval no Piauí. "Os índices foram bem positivos. Eu estava vendo aqui que houveram 107 autos de prisão em flagrante, 22 armas de fogo apreendidas, então isso assegurou que as festas ocorressem com tranquilidade. A Polícia Civil encaminhou reforços para alguns municípios onde as festividades eram maiores como Água Branca, Floriano, Luís Correia e nesses locais, a segurança foi impecável, não recebemos nenhuma reclamação e tudo ocorreu bem. Esse planejamento foi muito bem feito, com equipes deslocadas tanto pela PM como pela Polícia Civil para os locais de maior concentração de foliões e deu tudo certo", expôs Keiko.

Blitz

Por fim, o coronel Scheiwann Lopes ressaltou a impotância das blitzs entre as ações preventivas adotadas pelas forças de segurança durante as festividades carnavalescas no Piauí. "A ordem é intensificar cada vez mais [as blitzs], porque aquele que está dentro da lei, ele não teme nada. Se tá tendo crítica é porque está dando certo. O cidadão de bem acha é bom ter a presença policial, blitz, abordagem, justamente porque se sente seguro. A blitz só é perniciosa para aqueles da banda do quanto pior melhor ou daqueles que tem alguma coisa que deve para Justiça. Quando você tem maior presença policial na rua você diminui a ocorrência, que diminui o crime, que diminui prisões, tráfico de drogas, enfim. Porque você reduz a criminalidade com foco na preservação da tranquilidade, então é isso que nós estamos atuando, focando na prevenção, para evitar o crime", encerrou o comandante-geral da PM-PI.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.