Fechar
GP1

Polícia

Envolvidos na chacina de Baixa Grande do Ribeiro têm extensa ficha criminal

A informação foi revelada pelo superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta.

O superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Matheus Zanatta, revelou em entrevista ao GP1, que os envolvidos na chacina em Baixa Grande do Ribeiro, que deixou quatro pessoas mortas, possuem extensa ficha criminal.

Segundo o delegado, o principal acusado do crime, apontado como o mandante da chacina, Jhon Lennon dos Santos Abreu, já responde por tráfico de drogas, homicídio e porte de arma de fogo. Além disso, Euton Marcos Santos Lira também responde pelos mesmos crimes. Já Lúcio Batista Fialho, preso acusado de fornecer armas aos criminosos, responde por tráfico de drogas e Velton Avelino de Sousa, reponde pelos crimes de tentativa de homicídio, associação para o tráfico de drogas, roubo e violência doméstica, inclusive estava há 15 dias em prisão domiciliar.

Foto: Lucas Dias/GP1Superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta
Superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta

“Todos os investigados já têm mandados de prisão decretados. O Jhon Lennon, que é o mandante, já responde por tráfico, homicídio e porte. O Euton já responde também por tráfico, homicídio e porte. O Velton que é o outro executor, fazia 15 dias que ele havia ganhado liberdade, ele estava em prisão domiciliar e o Lúcio que foi preso, responde por crime de tráfico”, detalhou Matheus Zanatta.

Acusados são procurados em outros estados

Matheus Zanatta, ainda informou que as forças policiais intensificaram as buscas para capturar o mandante intelectual e os dois executores materiais da chacina em outros estados da federação. A Secretaria de Segurança Pública do Piauí está trocando informações com forças de Segurança de outros estados para prender o restante dos envolvidos.

Motivação

Ainda conforme o delegado Matheus Zanatta, a chacina ocorreu em função da morte de um funcionário da fazenda de uma das vítimas, que era sogro do Jhon Lennon, apontado como o mandante do crime.

Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Zanatta
Delegado Zanatta

“O crime ocorreu pelo seguinte motivo: o sogro do Jhon Lennon trabalhava na fazenda do Luiz Pedro Dalcin, que é uma das vítimas. Esse sogro do Jhon Lennon foi encontrado morto na fazenda, no ano passado, mas por causa natural. Segundo o Jhon Lennon, os responsáveis pela fazenda demoraram muito para comunicar a morte às autoridades e, em razão disso, a família entrou com uma ação contra o Dalcin, que passou a ameaçar o Jhon Lennon. Na semana passada, o Jhon Lennon recebeu a informação de que o Dalcin tinha contratado dois pistoleiros para matá-lo. Então, para se antecipar, ele mandou executar a família do Dalcin”, pontuou o delegado Matheus Zanatta.

Prisão de um dos envolvidos

O único alvo preso até o momento, Lúcio Batista Fialho, está sendo apontado pela Polícia Civil como a pessoa responsável por fornecer as armas para os executores da chacina. O acusado revelou à polícia que foi procurado pelos dois executores (Elton Avelino de Souza e Euton Marcos Santos Lira) e repassou a eles duas armas de fogo. No aparelho celular dele, foram encontradas trocas de mensagens e fotos de armas de fogo.

Entenda o caso

Um homem identificado como Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos, os dois filhos, Luiz Antônio Dalcin, de 34 anos, e Gustavo Dalcin, de 36 anos, além do funcionário da família, Leonilton Sousa da Silva, de 33 anos, foram vítimas de uma chacina registrada na manhã do último domingo (23), no município de Baixa Grande do Ribeiro. Outras duas pessoas, que estavam no local, conseguiram escapar.

Conforme o comandante da Polícia Militar de Uruçuí, tenente-coronel Hortêncio, as seis pessoas estavam dormindo no interior do imóvel, quando foram acordadas por dois criminosos, encapuzados. Eles foram levados para uma área mais ampla da residência e deu-se início aos disparos. Nesse momento, duas pessoas conseguiram correr e acionar a Polícia Militar.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.